‘Drive Thru’ do coronavírus começa a funcionar na segunda-feira em Dourados

Serão feitas 30 testagens por dia, três vez na semana

Equipes da SES (Secretaria de Estado de Saúde) e da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) de Dourados preparam logística para colocar em funcionamento o sistema ‘Drive Thru’ de testagens de pacientes com suspeita de coronavírus em Dourados.

Os atendimentos começam na próxima segunda-feira (27), das 14 às 16h, com agendamento via telefone, na sede do Corpo de Bombeiros de Dourados, localizado na Avenida Presidente Vargas.

“Algumas pessoas que fazem parte do nosso efetivo estão em fase de treinamento lá em Campo Grande para prestar esse tipo de atendimento à população da nossa cidade”, disse o tenente Rafael Henrique Fernandes, que irá coordenar os trabalhos no quartel do Corpo de Bombeiros.

“Essa experiência do sistema Drive Thru está sendo muito eficaz lá em Campo Grande, onde funciona há dez dias e agora será implantado aqui em Dourados. Com o apoio da Prefeitura e do Corpo de Bombeiros nós faremos a coleta de amostras de paciente que estiverem com síndrome gripal”, explica a médica infectologista da SES,  Andyane Tetila.

Segundo o coordenador do Núcleo de Vigilância em Saúde em Dourados, Emerson Eduardo Correa, a logística já está quase pronta e irá dar agilidade nos trabalhos que já estão sendo desenvolvidos no município. “Tem uma equipe nossa lá em Campo Grande acompanhando o funcionamento para implementar as ações dentro do mesmo modelo”, afirma Emerson.

‘Drive Thru’ do coronavírus começa a funcionar na segunda-feira em Dourados

Funcionamento

O serviço foi criado pela SES, em parceria com o Corpo de Bombeiros. O objetivo é dar agilidade no diagnóstico e proporcionar segurança à população, já que os exames são coletados dentro do veículo e o paciente com suspeita não precisa nem sair do veículo.

O Drive-Thru Coronavírus funciona da seguinte maneira: o cidadão entra em contato pelo Disk Covid (a ser divulgado) e relata os sintomas à equipe de saúde,  que preenche um formulário interno.

Caso a pessoa apresente algum tipo de sintoma gripal, como febre, coriza, dor na garganta, entre outros, é agendada uma consulta no Batalhão do Corpo de Bombeiros de Dourados, na Avenida Presidente Vargas.

midiamax