Dourados inicia nesta terça-feira as ações da campanha “Maio Amarelo”

A Prefeitura de Dourados, por meio da Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) estará realizando durante todo este mês, a campanha “Maio Amarelo”.

Uma reunião nesta terça-feira, na Agetran, marcará a abertura da campanha e definirá atividades a serem desenvolvidas durante todo o mês.

De acordo com o diretor-presidente da Agetran, Carlos Fábio Selhorst dos Santos, várias ações estão programadas para o decorrer do mês, visando à conscientização no trânsito. “Esperamos e precisamos contar com o envolvimento de toda a sociedade, por um trânsito melhorem nossa cidade”, diz.

A programação prevê blitz educativas, palestras de educação nas escolas e empresas, parcerias com as concessionárias da cidade, além de atividades com universidades.

Dourados está no rol de cidades que a aderiram à campanha internacional “Maio Amarelo” e está listada no site internacional de divulgação da iniciativa.

MAIO AMARELO

O Maio Amarelo é um movimento internacional de mobilização e conscientização para a redução de acidentes e para um trânsito seguro em qualquer situação.

O objetivo é tornar o tema trânsito pauta diária durante todo o mês de maio e estimular, desta forma, a participação de toda a população, empresas, governos e entidades.

A escolha pelo mês de maio justifica-se por se tratar de um mês histórico para a segurança no trânsito e um marco mundial para o balanço das ações realizadas em todo o mundo. Foi no dia 11 de maio de 2011 que a ONU decretou a Década de Ações para a Segurança no Trânsito (2011-2020), que tem como meta a redução de 50% dos acidentes no Brasil e no mundo.

No Brasil, o número de mortes no trânsito é de aproximadamente 23 por 100 mil habitantes.

O amarelo é em alusão à sinalização de advertência, que também simboliza atenção.