Douglas Gomes, vereadores e assentados reúne com o Delegado do MDA João Grandão

João Carlos Velasquez

 

 

No último dia 12, o Delegado do MDA no Estado, João Grandão, veio a Bela Vista, atendendo à solicitação do prefeito Renato de Souza Rosa e de assentados, para debaterem novas opções de trabalho e produção aos moradores do Assentamento Caracol. Além do Delegado do MDA, estiveram presentes técnicos do Ministério.

O prefeito Renato de Souza Rosa tem demonstrado a sua preocupação com a situação de vários assentados que estão com dificuldades em regularizar a situação de seus imóveis localizado na Zona Rural, bem como encontra dificuldades em manterem-se economicamente nas localidades, devida a falta de opção na produção.

Na oportunidade o vice-prefeito Douglas Gomes representou o prefeito Renato de Souza Rosa.

João Grandão falou da importância da agricultura familiar e destacou que para conseguir entrar em vários programas do governo é necessário que os lotes estejam totalmente legalizados. Ele colocou à disposição de todos os moradores e disse que irá conversar com o presidente do Incra para ver o que pode ser feito.

João Grandão tranquilizou os assentados e garantiu, não irá medir esforços para regularizar a situação de todos e que irá se empenhar ao máximo para resolver este problema que vem tirando o sono dos assentados de Bela Vista.

Após a fala de João Grandão, a coordenadora Estadual de Política Pública do MDA Adriana Rosa, falou dos programas PAA – Programa de Aquisição de Alimentos, Programa Nacional da Alimentação Escolar.

O secretário municipal de Desenvolvimento, Waldemir Marques de Moraes, aproveitou a oportunidade para apresentar o novo plano de trabalho para os assentamentos, destacando que a partir do dia 13 de agosto os equipamentos agrícolas, começaria a trabalhar em todos os lotes e igualitariamente, por determinação do prefeito Renato de Souza Rosa.

Estiveram presentes, Jari Ribeiro Barbosa, presidente do PT; Newton Fernandes, presidente da Associação de Moradores do Assentamento Caracol; Júlio Jara, gerente do Banco do Brasil; os vereadores Veriano Hoffsmeiter e Reinaldo Piti. Participaram da reunião os alunos do curso técnico em agronegócios da Escola Estadual Castelo Branco.

Também participaram da reunião o presidente dos Assentamentos: Santa Marina, Hortêncio Romeiro; Guaviral Osvaldo Cardoso e do Anjiquinho, Nivaldo. O presidente do CMDRS, Oraldino Ferreira e o técnico da Agraer Giuliano Pimenta Couto.

Douglas destacou que o prefeito Renato e ele, estariam a inteira disposição de todos os assentados para resolver as pendências, dentro do possível, para que em breve todos tenham seus títulos definitivos, podendo assim, se tornarem proprietários legais dos lotes e com isso cadastrarem em órgãos bancários para aquisição de empréstimos e ter uma melhor qualidade de vida.
Com Informações e fotos Jonathan Torres