Dossiê dos seios: descubra os mitos e os hábitos que colaboram para a flacidez

 

 

 

 

Com o passar dos anos é muito comum que os seios acabem perdendo a firmeza e se tornem mais flácidos e caídos, uma ação que assusta muitas mulheres e que ainda é cercada de muitos mitos. Para retardar os efeitos da gravidade, descubra o que é real em tudo o que se fala e os hábitos ruins que você deve abandonar já.

HÁBITOS PREJUDICIAIS

NÃO USAR SUTIÃ

Você costuma passar boa parte do dia sem sutiã? Acenda o sinal de alerta, pois esse é um dos erros mais frequentes. “O uso do sutiã favorece para a mama não cair, e O MODELO DEVE SER ADEQUADO, NO TAMANHO IDEAL PARA VOCÊ, sem apertar as costas”, explica o cirurgião plástico LUIS CLÁUDIO BARBOSA.

NÃO HIDRATAR

Hidratar melhora o aspecto geral da pele, e é essencial.

Manter a hidratação é sim muito importante para a saúde e beleza da pele, e com os seios não é diferente. “A mama é formada por tecido glandular e tecido gorduroso, então TUDO QUE MELHORE A QUALIDADE DA PELE AJUDA A MANTER UM ASPECTO MAIS BONITO e no lugar”, garante o especialista, que indica o uso de cremes hidratantes e óleos diariamente, assim como no restante do corpo.

TOMAR MUITO SOL SEM PROTEÇÃO

É muito comum proteger o rosto contra o sol, achando que apenas ele sofre com o envelhecimento pelos raios ultravioletas: “É IMPORTANTÍSSIMO EVITAR O SOL, PORQUE ELE ENVELHECE A PELE e ajuda a ter uma queda precoce. Siga a recomendação dos horários de exposição, antes das 10 horas e após as 16 horas, e da proteção solar, porque a mama também é afetada”.

EFEITO SANFONA

O aumento e redução constantes no peso acaba com a elasticidade da pele.

Variar constantemente de peso pode trazer muitos transtornos, como as estrias, celulites e até a flacidez em locais indesejados, como o abdômen e os seios. “O efeito sanfona é um dos maiores vilões, porque A PELE ESTICA E DIMINUI E ISSO FAZ PERDER A FIRMEZA E CAIR MESMO A MAMA. Procure manter o seu peso, sem grandes oscilações”, recomenda.

SEDENTARISMO

Quem disse que os exercícios ajudam apenas a manter a silhueta enxuta? Eles são responsáveis também por uma série de benefícios, que incluem a firmeza dos seus seios: “EXERCÍCIO FÍSICO AJUDA A ACELERAR O METABOLISMO, o que colabora com a saúde da pele, afastando a flacidez e a queda”.

OS MITOS E VERDADES

Abaixo, a cirurgiã plástica SUZY VIEIRA, mestre em cirurgia plástica pela USP, desvenda os maiores mitos e verdades sobre o tema.

DORMIR DE SUTIÃ PREVINE A QUEDA.

Mito. De acordo com a especialista, DORMIR COM SUTIÃ NÃO É UMA UNANIMIDADE ENTRE OS MÉDICOS, já que a gravidade atua de forma diferente quando se está deitada. Se preferir usar, aposte em opções confortáveis, de algodão, para que a pele da mama respire.

POSIÇÃO DE DORMIR AFETA MAIS DO QUE O USO DE SUTIÃ.

O que pode realmente interferir na beleza da região é a maneira como você dorme, já que a pressão sobre ela pode alterar a aparência da pele. “ALGUMAS POSIÇÕES DE SE DEITAR CONTRIBUEM PARA ALTERAÇÕES NO ASPECTO DAS MAMAS. Quem dorme de lado tende a ter mais rugas no colo, tendo em vista que a pele forma dobras sobre si mesma. Deitar de bruços acaba amassando os seios, porém, evitar essas maneiras de dormir não é por si só uma garantia de firmeza”, aponta.

CREMES FIRMADORES RECUPERAM AS MAMAS

MITO. Os cremes ditos firmadores da pele agem de maneira preventiva, e não recuperando os danos já acumulados. “ELES NORMALMENTE SÃO COMPOSTOS POR VITAMINAS E OUTROS NUTRIENTES E FUNCIONAM COMO PREVENTIVOS, já que a pele bem tratada tem mais elasticidade e tende a ficar menos flácida. Alguns tratamentos encurtam as fibras elásticas ou rearranjam as fibras colágenas, porém esses efeitos nem sempre são tão evidentes a ponto de reverter um grande quadro de flacidez”, alerta.

ALIMENTAÇÃO INFLUENCIA NOS SEIOS

VERDADE. Comer bem é essencial para quem quer uma pele firme e bonita, então aposte em um cardápio saudável e balanceado. “A alimentação irregular pode afetar a medida que altera a firmeza da pele como um todo, a falta de proteínas na dieta muda as características como elasticidade e densidade”, conta.

FUMAR CONTRIBUI PARA A QUEDA

MITO. Apesar de não ser saudável, fumar não tem efeito direto sobre a queda das mamas. “O tabagismo atua sobre a pele diminuindo a vascularização, hidratação e vitalidade em qualquer parte do corpo, mas NÃO É O FATOR MAIS IMPLICADO NA APARÊNCIA DOS SEIOS”, desmente a especialista.

AMAMENTAR REDUZ A FIRMEZA

MITO. Amamentar não tem efeito negativo sobre as mamas, e é essencial para o bebê: “NÃO É A AMAMENTAÇÃO QUE ALTERA A FIRMEZA, e sim a gestação, porque elas aumentam de volume através do aumento das glândulas e a pele acaba tendo que acompanhar essa distensão”.

TRATAMENTOS NÃO CIRÚRGICOS RECUPERAM AS MAMAS

MITO. Segundo a especialista, existem muitas propostas de tratamento, mas os efeitos são leves. “Para melhorar a firmeza a melhor opção é cirurgia, através da colocação dos implantes mamários de silicone, da SUSPENSÃO DAS MAMAS (MASTOPEXIA), ou os dois procedimentos em conjunto, reservado para os casos em que a flacidez é muito grande. São casos nos quais além de preencher a mama há necessidade de reposicionar as aréolas e retirar o excesso”, afirma.

www.pontaporainforma.com.br