Do sítio para a faculdade, pelo caminho da Escola Estadual

 Gizele Cruz de Oliveira  
 
   
fotos Rachid Waqued

 

Naviraí (MS) – Duas estudantes de Juti e suas famílias fizeram da dificuldade um desafio, que estão vencendo com o entusiasmo de quem não aceita barreiras para conseguir estudar e estar entre os melhores alunos. As irmãs Lethicia Camila Dorce e Larissa Selini Dorce cresceram no assentamento Guanabara, onde os pais são pequenos agricultores assentados da reforma agrária, e em 2012 foram as primeiras colocadas de suas turmas – 3º e 1º ano do Ensino Médio – na Escola Estadual 31 de Março, localizada na área urbana da cidade.

Foi a terceira vez de Lethicia entre os melhores, e a segunda de Larissa. As duas estão entre os 1.035 alunos destaque na Rede Estadual de Ensino na região, agraciados com tablets e bicicletas do programa Educação para o Sucesso.

O que tem sido considerado um incentivo a mais para alunos mais jovens, para Lethicia é uma realidade: o esforço, o bom desempenho, a dedicação que resultaram nosprêmios também levaram a jovem a ser aprovada no vestibular da UFGD – Universidade Federal da Grande Dourados, onde desde o início do ano cursa Economia. A viagem diária para a cidade de Dourados, para onde vai de ônibus às 17 horas e só retorna à meia-noite e meia, não é problema para quem fazia também um longo trajeto desde o sítio até a escola – é o caminho de 24 quilômetros por área rural que a irmã mais nova, Larissa, ainda faz para cursar agora o 2º ano do ensino médio. “Às vezes o ônibus não vinha, ou a estrada estava ruim, mas elas sempre quiseram ir para a escola. Em dia de muita chuva, era uma briga, porque as meninas não queriam faltar”, conta a mãe, Leila Cristini. “Isso tudo podia ser um empecilho, mas nunca foi”, completa.

 

O tempo passado no sítio é um aprendizado de vida que a universitária Lethicia carrega para a nova etapa de estudos. “A gente plantava, ajudava a tratar dos animais e dava conta dos estudos, não atrapalhava em nada”, ela conta. Mas tanto os pais quanto as meninas sonham com oportunidades diferentes para as duas, assim como para o filho mais velho, também cursando universidade pública. “Eu sempre pensei que a única coisa que podia me tirar do sítio era o estudo, minha vida era estudar. Escolhi o curso de Economia também porque é noturno e dá para eu trabalhar durante o dia. Estou gostando muito”, diz a jovem, atendente em uma loja de mecânica para motos.

“Educar as crianças no campo foi muito bom, porque pude tê-los perto nesta fase da adolescência, mas a gente sempre quis que tivessem outras oportunidades. E eles estão aproveitando. A renda do sítio não conseguiria bancar uma faculdade particular”, diz a agricultora.

Exemplo

Ganhadora de uma bicicleta pelo 3º lugar na primeira fase do ensino médio em 2011, Larissa saltou para a primeira colocação em 2012, e era toda felicidade com a expectativa de ganhar um tablet de 8 polegadas. “Ganhamos um computador, mas no sítio ainda não tem Internet, então em vou muito à cidade para fazer trabalhos. Esse tablet vai ser muito útil”, acredita ela, que tem na irmã mais velha um exemplo a ser seguido. “Eu já penso na faculdade, acho que vou fazer Administração ou Matemática”, planeja.

Histórias como as das irmãs Dorce são parte das boas práticas que estão elevando o nível educacional em Mato Grosso do Sul, conforme destacou o governador André Puccinelli durante a entrega dos prêmios, em Naviraí, para os mais de mil alunos de escolas deste município e também de Juti, Itaquiraí, Eldorado, Iguatemi, Japorã, Mundo Novo e Caarapó. “Nossa secretária de educação [Nilene Badeca] está nos Estados Unidos juntamente com secretários de apenas mais cinco estados apresentando Mato Grosso do Sul. Isto é um orgulho, porque mostra como evoluímos”, disse Puccinelli.

Ao elencar entre os principais investimentos no setor as obras de reforma feitas nas escolas, Puccinelli anunciou que serão reformadas mais 75 unidades da Rede Estadual de Ensino, totalizando 279 escolas que passaram por estas melhorias na atual administração.

A iniciativa de valorização dos estudantes está gerando ações positivas das prefeituras. Em Naviraí, o prefeito Léo Matos anunciou a criação do programa Aluno Nota 10, que, semelhante ao do Governo, premiará os três melhores alunos da Rede Municipal de Ensino. “Copiamos o programa do Estado e estaremos premiando os nossos alunos. Uma boa ideia tem que ser exemplo”, afirmou.

Pais, mães, professores e diretores das escolas contempladas nesta etapa compareceram para recebimento dos prêmios na Escola Estadual Vinícius de Moraes, em cerimônia com as presenças de prefeitos, vereadores, dos deputados Geraldo Resende, Mara Caseiro e Dione Hashioka, do secretário de Desenvolvimento Regional Nelson Trad Filho, e da secretária-adjunta de Educação, Cheila Vendrami.