Dirigir sem cinto de segurança e ao celular lideram ranking de infrações

Vinte e cinco motoristas são multados diariamente, em média, em Três Lagoas, segundo levantamento do Departamento Municipal de Trânsito. De acordo com o levantamento divulgado nesta quarta-feira (9), foram contabilizadas 2.839 autuações por infrações de trânsito aplicados pelos agentes de trânsito de janeiro a abril deste ano. Entre as principais delas estão o não uso de cinto de segurança, com 1.405 registros, falar ou manusear o celular ao dirigir (1.100), desobedecer a ordem de parada dos agentes (177) e avançar o sinal vermelho (154).

“Isso não é uma exclusividade do motorista de Três Lagoas, infelizmente. Muitas pessoas ainda pensam que apenas falar ao celular é um tipo de infração. O fato de manusear ou segurar o aparelho também são. Inclusive, se o motorista fica com somente uma mão no volante e a outra segurando o cigarro com o braço para fora do veículo, também é uma infração”, explica a diretora do Departamento Municipal de Trânsito, Creuza Ramos.

O índice de mortes no trânsito de Três Lagoas durante os primeiros quatro meses deste ano é alarmante: Foram seis dos 253 acidentes contabilizados pela Polícia Militar neste período. Nas rodovias de Mato Grosso do Sul, segundo a Polícia Rodoviária Federal, foram registrados 543 acidentes nas estradas do estado que resultaram em 24 mortos.

Creuza considera que falta tolerância e empatia por parte dos motoristas nas ruas da cidade. Neste ano, a campanha Maio Amarelo chama atenção justamente para isso: pela valorização da vida. “Falta mais paciência, mais tolerância no trânsito. As pessoas pensam apenas no próprio umbigo e, por motivos pequenos, discutem, até agridem, outros condutores no trânsito. Maio Amarelo discute exatamente isso. Sobre como devemos ter mais paciência e respeito à vida, à minha e à do outro também”, enfatiza.

Tatiane Simon