Diácono Fernando convida para a sua ordenação Sacerdotal

A província Redentorista do Paraguai e a família Centurião Sanabria, tem a alegria de convidar a todos para solenidade de Celebração Eucarística, na qual Fernando Javier Centurión Sanabria será ordenado presbítero, pela imposição das mãos de Dom Miguel Angel Cabello Almada, Bispo da Diócesis de La Santisima Concepción, a solenidade será às 18h30min do próximo dia 28 de Abril (Sábado), na Paróquia Maria Auxiliadora, em Bella Vista – Norte, Paraguai, como também a sua primeira Celebração Eucarística será no dia 29 de Abril (Domingo), na mesma Paróquia.

O Diácono Fernando esteve no Programa Canal de Noticias, na Rádio Bela Vista, nos levando seu convite aproveitamos e batemos um longo papo onde ele nos falou estar preparado para esta missão que aos 17 anos de idade decidiu seguir e que hora esta se concretizando, contou como foi a sua trajetória vocacional e convidou a todos para solenidade de Celebração Eucarística a qual acima mencionada.

Fernando tem 29 anos; nasceu no dia 15 de fevereiro de1989, na cidade de Bella Vista, Norte Norte – Departamento de Amambay Paraguay, filho número 7, de 11 irmãos, do Sr. Carlos Centurión Cristaldo, e de dona Rosalía Sanabria.

Completou seus estudos primários no ano 2000 na Escola Paroquial San José de Bella Vista, y seus estudos secundários no ano 2006 no colégio Nacional Nossa Senhora do Perpetuo Socorro também em Bella Vista.

Inicialmente pretendia fazer medicina, continuou estudando, trabalhando e participando ativamente no Grupo Jovem na paróquia Maria Auxiliadora em Bella Vista, segundo ele começou a ter a inquietude vocacional para a vida sacerdotal missionária, recebeu um convite do padre Ezequiel Pedra, C.Ss.R. para participar no retiro vocacional na cidade de Carapeguá em junho de 2006. Nesse período continuava indeciso em estudar medicina ou seguir a vocação missionária, decidiu dar-se um tempo para refletir melhor o que realmente pretendia.

Ao fechar dois anos de reflexão já em 2008, participando novamente no retiro vocacional em Carapeguá, o qual tinha como responsável o padre Nelson Acosta, C.Ss.R., e o Irmão Gervasio Benítez, C.Ss.R.; foi quando decidiu entrar no seminário e Começou sua formação na Congregação do Santíssimo Redentor como postulante em 2009, vivendo na casa de Formação Beato Pedro Donders, no Bairro Obrero em Asunción Capital Paraguaia.

Fernando contou no programa Canal de Noticias, que de 2008 até o 2011 estudou filosófia no Instituto Superior de Teología, Universidad Católica, tendo como formador nos primeiros meses o padre Nelson Acosta e o Irmão Gervasio Benítez, depois com o padre Francisco Cano, completar esta etapa de estudos.

Em 2012 participou no Noviciado Ursal (Unión de los Redentoristas del Sur de América Latina), na cidade de Cochabamba, Bolivia, junto com outros confrades naturais do Peru, Bolívia, Argentina e Paraguai, nesta mesma cidade dia 02 de fevereiro de 2013 fez sua primeira profissão religiosa de pobreza, obediência e castidade, voltou a morar na casa de Formação Beato Pedro Donders, começa seus estudos teológicos, oqual terminou em 2016, teve como responsável da formação o padre Ronaldo Ocampos Villalba, C.Ss.R..

Realizou seu retiro de preparação para a Profissão Perpetua e ordenação diaconal de 07 de janeiro a 19 de fevereiro de 2017, no distrito de Cieneguilla, da cidade de Lima, Perú, junto com outros confrades da Argentina, Bolívia, Colômbia, Guatemala, Peru e Paraguai.

Sua experiência pastoral começou na cidade de Pilar, departamento de Ñeembucú,Paraguai, acompanhado pelo padre Alejo Insfrán, C.Ss.R.; logo aos dois meses foi transferido para Bela Vista – MS, Brasil, na paróquia Santo Afonso Maria de Ligório, na qual em 07 de outubro de 2017 realizou sua Profissão Perpetua, como missionário redentorista, e dia 08 de Outubro do mesmo ano foi ordenado, por imposição das mãos de Dom João Gilberto de Moura, Bispo da Dioceses de Jardim, atualmente se encontra realizando seu trabalho missionário na paróquia com o padre Héver Hugo Sánchez, C.Ss.R.

Fernando Javier Centurión Sanabria nos seus 29 anos de idade será ordenado presbítero, no próximo dia 28 de Abril (Sábado), as 18h30min na Paróquia Maria Auxiliadora, em Bella Vista – Norte, Paraguai, que apesar de ser uma Igreja grande, vamos deixar pequena com uma grande multidão de amigos, e no dia seguinte, domingo 29 de Abril será a sua primeira Celebração Eucarística, que também será na Paróquia Maria Auxiliadora, já quanto a sua primeira celebração em Bela Vista devera ocorrer no Domingo dia 06 de Maio as 07:00 horas na Matriz de Santo Afonso, onde todos nós já o acolhemos com muito carinho, Fernando que Deus continue abençoando a sua vida, para você nos abençoar também.

Ponte: Programa Canal de Noticias.

Por: Odair de Oliveira