Dia Nacional da Saúde

João Carlos Velasquez

 

 

No dia 05 de Agosto é comemorado o dia Nacional da Saúde. A data foi instituído no Brasil em 1967, o Dia Nacional da Saúde surgiu como forma de homenagear o médico sanitarista Oswaldo Cruz, nascido em 5 de agosto de 1872.

Para marcar esta data a Prefeitura de Caracol, através da Secretaria de Saúde e a Secretaria de Assistência Social do município e em parceria com a Associação de Combate ao Câncer da Grande Dourados (ACCGD) realizaram uma reunião com os beneficiários do Programa Bolsa Família, onde a palestra abordava o tema do Câncer e lançando o AGOSTO AZUL, que é o mês dedicado ao desenvolvimento e fortalecimento de ações voltadas à Saúde do Homem.

O prefeito Manoel Vias, que estava presenta na palestra, destacou a importância da prevenção e combate ao Câncer e principalmente agora com a parceria firmada entre a prefeitura de Caracol, a secretaria municipal de Saúde e de Assistência Social e a Associação de Combate ao Câncer da Grande Dourados (ACCGD), onde estarão esclarecendo e realizando campanhas preventivas e de conhecimento para a comunidade caracolense.

“Sei das nossas dificuldades e limitações, principalmente de nossas dificuldades que temos em transportar os doentes com esse mal até a cidade de Barretos – SP, mas agora com esta parceria tudo ficará mais fácil e além disso teremos uma parceria mais efetiva e onde estaremos levando a prevenção, já que toda prevenção de doença, quando diagnosticada no início fica mais fácil de curar, principalmente o câncer”, destacou o prefeito Manoel Viais.

O prefeito Manoel Viais ainda pediu para as mulheres, dona do lar incentivasse que seus maridos realizassem exames periódicos, no sentido de evitar maiores males as famílias, já que o homem é o que menos cuida de sua saúde e por sua vez quando se descobre já está em estado avançado da doença.

Além de orientar, o objetivo da operação é conscientizar a sociedade sobre a importância de realizar exames periódicos e cuidar da saúde.

Também falaram oportunamente o vereador Paulinho Pucheta; a secretária de Assistência Social Rosa Izabel e o secretário de Saúde Daniel Magalhães Franco.

Virginia Magrini, presidente da ACCGD, em sua palestra procurou conscientizar a população caracolense em relação a necessidade aos cuidados com a saúde mostrando que com o Câncer não se brinca.

Ela alertou os presentes sobre os cuidados necessários para manter uma vida saudável, cuidando sempre da saúde. “Os cuidados devem ser diários e começa com a prevenção de doenças, a partir da adoção de hábitos saudáveis que contribuem para o bom funcionamento do organismo”, orientou Virginia Marta Magrini.

Com Informações e fotos Inácio Aguilera