Dez municípios encerraram plantio da soja em Mato Grosso do Sul

Mantendo a estimativa de término do plantio da soja na primeira quinzena de novembro, Mato Grosso do Sul tem 2,1 mil hectares já plantados e atinge 96,3% do total da área destinada à oleaginosa na safra 2013/14. Com clima favorável para a evolução do plantio, os municípios de Vicentina, Naviraí, Laguna Carapã, Juti, Fátima do Sul, Amambai, Pedro Gomes, Coxim, Costa Rica e Chapadão do Sul finalizaram a semeadura e passam a se dedicar ao monitoramento de pragas nas lavouras.

 

Com a aproximação do fim do cultivo no Estado, o Sistema de Informações Geográficas do Agronegócio (Siga), desenvolvido pela Associação dos Produtores de Soja (Aprosoja/MS), confirma Maracaju como o município que terá maior área com soja no ciclo 2013/14, o equivalente a 240 mil hectares, seguido de Ponta Porã, 185 mil; Sidrolândia, 160 mil; e Dourados, com 150 mil.

 

De acordo com a Federação da Agricultura e Pecuária de MS (Sistema Famasul), com o final do plantio o ritmo do cultivo tem desacelerado e os agricultores do Estado plantam nesta última semana cerca de 190 mil hectares, 55% a menos que na semana anterior. Entre 4 e 10 de novembro, as chuvas distribuídas pelo Estado colaboraram na reta final do plantio da soja e registraram média de 35,9 milímetros.