Destaque na agricultura e pecuária, Amambai faz aniversário hoje

Com a segunda maior população da região do Cone Sul de Mato Grosso do Sul, com 38,4 mil habitantes e um dos municípios que se destaca na agricultura e pecuária, Amambai, localizado a 360 km da Capital, comemora nesta quinta-feira (28), 69 anos de emancipação.

A cidade que se desenvolveu bastante nos últimos anos, concentra vários órgãos públicos e é destaque no setor comercial e na prestação de serviços.

Em comemoração aos 69 anos, a prefeitura realiza hoje uma cavalgada a partir das 7h30 e a saída acontece em vários pontos da cidade, se encontrando no final, na praça central.

No início do mês, também foi realizada a feira agropecuária Expobai, que é realizada há 29 anos. A prefeitura contratou shows de artistas regionais, também para comemoração do aniversário.

História

A história da cidade começa em 15 de junho de 1914, quando Amambai foi elevada a distrito de Ponta Porã. Em 13 de setembro de 1943 foi criado o Território Federal de Ponta Porã pelo presidente Getúlio Vargas, que abrangia os municípios de Dourados (que até então incluía Naviraí), Porto Murtinho, Miranda, Nioaque, Bela Vista, Ponta Porã, Maracaju e Bonito(sendo Ponta Porã sua capital). Só que durou apenas três anos, entre 1943 e 1946, sendo reintroduzido ao estado de Mato Grosso em 7 de janeiro de 1947.

Em 28 de setembro de 1948, através do decreto Lei número 131, foi criado o município de Amambai, sendo instalado a 1 de janeiro de 1949. O município cresceu e todo o sul de Mato Grosso de Sul, passou a depender de Amambai, tendo os distritos de Iguatemi, Tacuru, Coronel Sapucaia e Paranhos.

A cooperação a favor da região motivou a criação do município de Iguatemi, que mais tarde desmembrou-se de Amambai, bem como o de Sete Quedas, Paranhos, Tacuru e Coronel Sapucaia. Em 1977 o sul de Mato Grosso se emancipa formando o atual estado de Mato Grosso do Sul com capital em Campo Grande.

Amambai é uns dos municípios de MS que se destaca na produção agrícola e na pecuária. (Foto: A Gazeta News)Amambai é uns dos municípios de MS que se destaca na produção agrícola e na pecuária. (Foto: A Gazeta News)