Desempregada tem auxílio bloqueado no ES e ‘descobre’ que é ‘presidente da República’

A capixaba está sem trabalho desde que foi exonerada do cargo de auxiliar de secretaria escolar da prefeitura de Vila Velha

Uma capixaba, que está sem trabalho desde que foi exonerada do cargo de auxiliar de secretaria escolar da prefeitura de Vila Velha, teve bloqueado o auxílio emergencial fornecido pelo governo e “descobriu”, ao consultar a sua carteira de trabalho digital, que tem dois empregos em aberto, sendo um com o cargo de “presidente da República”, pela Secretaria de Estado de Educação do Espírito Santo. As informações são do jornal O Globo.

De acordo com a reportagem, Adeyula Dias Barbosa Rodrigues, de 31 anos, tem dois filhos, de 7 e 11 anos. Assim, ela deveria estar habilitada a receber o auxílio. Contudo, ao fazer a solicitação, aparecia no aplicativo que ela era trabalhadora formal e, portanto, não tinha direito. Além disso, o contrato de Adeyula também aparece em aberto na sua carteira de trabalho digital, embora a própria prefeitura de Vila Velha reconheça que, em 2019, ela foi desligada por término de contrato.

Ao ser questionada pela reportagem sobre o que faria se, de fato chegasse ao cargo máximo do Executivo, Adeyula disse que “iria regularizar as informações e fazer uma análise decente, para que o dinheiro chegasse a quem necessita”.

“Sou a favor do isolamento social, única forma de protegermos as nossas vidas. O auxílio emergencial é fundamental para nos mantermos neste momento. Mas quem deveria receber não está recebendo”, lamentou.

Em nota, a Secretaria de Estado de Educação do Espírito Santo disse ao jornal O Globo que seu cadastro lista a servidora como “cuidadora”. Segundo o órgão, a opção “presidente da República” sequer consta no sistema.

midiamax