Desde que surgiu, AIDS fez 6,3 mil doentes no Estado

Em 29 anos de epidemia de Aids no Brasil, 6.384 pessoas foram diagnosticadas com a doença e 37,4% delas morreram em decorrência da síndrome em Mato Grosso do Sul, segundo estatísticas da Secretaria de Estado de Saúde. Somente neste ano até 28 de novembro, os casos de Aids no Estado chegam a 343 notificações, com 81 óbitos registrados. A reportagem está na edição de hoje (30) do jornal Correio do Estado.

Embora a taxa de letalidade tenha caído a cada ano desde os primeiros diagnósticos — em 2012, foi de 23,6%, mesmo índice aferido neste ano até o momento —, as autoridades de saúde do Estado alertam que esse número pode ser ainda maior. Conforme projeção do Ministério da Saúde, para cada caso notificado da doença há outros cinco portadores do HIV no País, com o agravante de que essa situação é desconhecida do paciente.

“A evolução das notificações de Aids em Mato Grosso do Sul ainda é crescente, mas trata-se de um crescimento estável. Continuam ocorrendo óbitos, mas em sua maioria ligados ao diagnóstico tardio. Por isso, quanto mais cedo o portador de HIV souber de sua situação, melhor. Temos hoje duas questões (no trabalho de combate à doença no Estado) — melhorar o acesso ao teste e fazer a pessoa perder o medo do diagnóstico”, explicou a coordenadora do Programa DST/Aids e Hepatites Virais da Secretaria Estadual de Saúde, Clarice Souza Pinto. A reportagem é de Daniella Arruda.