Descaso: 45 patrolas compradas pelo Governo do Estado ficam largados no tempo

Evelin Araujo


 

Enquanto estradas vicinais sofrem sem a manutenção necessária com o longo período de chuvas enfrentado em Mato Grosso do Sul, o Governo do Estado mantém 45 patrolas estacionadas no pátio da empresa onde foram compradas há cerca de um ano.

São patrolas motoniveladoras RG170B da New Holland, com preço de aproximadamente R$ 300 mil cada, que estão paradas debaixo de sol e chuva. Algumas ficam no meio da lama e com mato crescendo entre elas.

Os equipamentos foram adquiridos em fevereiro de 2012, com contrato vinculado ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (convênio 0316.485-40/2009/MAPA/CAIXA).

No total, foram compradas 85 patrolas, mas a maioria está em Campo Grande sem nunca terem sido usadas para benefício dos contribuintes. Em julho de 2012, uma matéria veiculada no siteoficial do Governo do Estado mostrava o governador André Puccinelli anunciando a compra de 39 patrolas novas.

No texto é informado que Puccinelli entregaria as máquinas após as eleições. “Conforme André, as patrolas são da marca New Holland e serão entregues no mês de outubro, após as eleições. Puccinelli informou também que o governo do Estado complementou 42% do valor total de duas emendas parlamentares para a compra de máquinas, somando no total 106 patrulhas”.

Porém, seis meses após as eleições municipais de 2012, as máquinas continuam no pátio da empresa. Parte da compra foi entregue a alguns municípios, mas outros continuam sem as máquinas. Prefeitos dizem que estão à espera de um evento para a doação ou cessão, seguindo tradição da gestão de Puccinelli para entregar qualquer material de utilidade pública.

O anúncio da compra das patrolas foi feito no mesmo dia em que o Estado e 60 municípios assinaram um termo de “Cessão de Uso”, que garantiria a utilização do maquinário, pertencente ao parque da Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos (Agesul).

Luiz Alberto
 

A assessoria de comunicação do Governo do Estado foi procurada para informar se há previsão de entrega das patrolas e por que elas estão paradas no pátio da empresa, sem uso. A reportagem aguardou a resposta da assessoria e tentou entrar em contato novamente pelo celular dos responsáveis, mas não foi atendida.