Deputados de MS aguardam aval de Brasília para aumentar salários

Parlamentares esperam o reajuste dos deputados federais, para aumento na Assembleia

Faltando apenas uma semana para o recesso parlamentar, os deputados estaduais de Mato Grosso do Sul aguardam o “aval” de Brasília, para aumentar os salários, seguindo o reajuste de 16,38% concedido aos ministros do STF (Supremo Tribunal Federal). Eles esperam apenas o aumento dos vencimentos na Câmara Federal, que é referência para Assembleia Legislativa.

Ao longo da semana vários deputados admitiram que o “reajuste salarial” seria feito neste final do ano, até porque segundo os parlamentares, este aumento ocorre sempre no último ano da legislatura. Como principal defesa alegam que é “natural” esta alteração, porque ficaram com os vencimentos parados durante quatro anos, sem a reposição anual da inflação.

O favorito para ser o novo presidente da Assembleia, o deputado Paulo Corrêa (PSDB), admitiu ontem (14), durante a diplomação dos eleitos, que o reajuste salarial deve ser votado ainda neste ano, provavelmente na semana que vem, quando haverá as três últimas sessões do ano. “Será automático, caso haja o reajuste dos deputados federais”, disse o tucano.

Hoje, os deputados estaduais ganham R$ 25.322,25. Caso haja este reajuste, o salário poderá chegar a R$ 29.469,99 – aumento de 16,37%. Os parlamentares admitem que pode haver um “desgaste político” devido a esta situação, mas entendem que é necessário que se faça a “correção” neste ano.