Deputado pede CPI mista para investigar obras da Copa

Agência Câmara de Notícias

 

O deputado Izalci (PSDB-DF) apresentou ontem, à Mesa do Congresso Nacional, requerimento para criação de uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) para investigar possíveis irregularidades no uso de recursos públicos nas obras da Copa do Mundo de 2014.

 

Para ele, os protestos nas ruas ajudaram a convencer os parlamentares a assinarem o requerimento. “Com certeza, as redes sociais e as manifestações vão nos ajudar na investigação, não deixando que irregularidades não sejam apuradas”, disse.

 

Izalci afirmou que o Tribunal de Contas da União (TCU) já tem indícios de irregularidades em algumas obras e pairam dúvidas sobre os custos elevados de obras em estádios e aeroportos. “Tudo o que levou o nome ‘Copa’ para ser liberado precisa ser investigado, porque podemos comparar as obras e ver que as mesmas coisas custaram mais em alguns estados, e isso precisa ser esclarecido”, disse.

 

Assinaturas de apoio

 

O requerimento conta com as assinaturas de 192 deputados e 28 senadores, acima do mínimo para a abertura de uma CPI mista: 171 deputados e 27 senadores.

 

Izalci confirmou que procurou a assinatura de senadores porque não há CPIs mistas aguardando instalação, enquanto um requerimento de CPI na Câmara entraria em uma fila que conta com dez pedidos de CPI atualmente.

 

O requerimento precisa ser lido em sessão conjunta do Congresso Nacional. A próxima sessão está marcada para o dia 20 de agosto, para deliberar sobre os vetos presidenciais.

 

Se confirmadas as assinaturas do número mínimo de parlamentares, após a leitura do requerimento, a CPI mista começa a funcionar assim que os líderes indicarem os integrantes, 15 deputados e 15 senadores, com o mesmo número de suplentes. A comissão terá prazo de 180 dias para funcionar.