Defesa Civil atende famílias atingidas por temporal em Ponta Por

 O temporal que atingiu Ponta Porã na madrugada desta segunda-feira (30) destelhou casas e perfurou telhados em virtude da chuva de granizo que durou cerca de 15 minutos.

A Defesa Civil de Ponta Porã, auxiliada por voluntários e o Corpo de Bombeiros está dando assistência às famílias que tiveram suas casas danificadas, principalmente às que foram obrigadas a abandonar seus lares.

O coordenador da Defesa Civil, Mauro Camargo, disse que cerca de 200 casas foram danificadas na região do Jardim Altos da Glória (região mais atingida) e outras 90 em Sanga Puitã.

Em torno de 20 famílias tiveram que abandonar suas casas e foram abrigadas na Associação de Moradores do Grande Marambaia, ficando o Ginásio Poliesportivo do bairro à disposição, caso o número de desabrigados aumente, já que a chuva forte voltou a castigar a cidade na tarde desta segunda-feira.

Lonas e telhas estão sendo entregues às famílias que tiveram os telhados de suas casas arrancados ou perfurados, bem como foram providenciados cobertores e alimentação.

O Corpo de Bombeiros se incumbiu de dar atendimento ao distrito de Sanga Puitã, onde quase uma centena de casas foi danificada pelo temporal, que além da chuva, que atingiu, em 40 minutos, um volume pluviométrico de14 milímetros cúbicos (informação da Infraero) e do granizo, foi agravado pelo vento que pode ter chegado aos 70 quilômetros/hora (não se tem informação oficial).

SANGA PUITÃ

Diante da forte chuva e em função de obras de contenção executadas pela Municipalidad de Sanja Puitã, o distrito de Sanga Puitã voltou a sofrer alagamentos. A Prefeitura Municipal de Ponta Porã já havia realizado obras para corrigir o escoamento das águas pluviais na Avenida Internacional, principalmente no cruzamento com as ruas José Bataglim e Leonel Gonçalves.

Todavia, o problema voltou a incomodar a comunidade do distrito. Agora, o prefeito Ludimar Novais determinou que a Secretaria de Obras e Urbanismo elaborasse um orçamento para contemplar tanto o distrito, como a região do Conjunto Residencial conhecida como “Piscinão do Kayatt”.

A obra no Residencial (R$ 102 mil) será realizada em breve e a de Sanga Puitã (R$ 192 mil) logo a seguir.

 

Edilson José