Defesa Civil apresenta relatório preliminar da visita em Bela Vista

A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) apresentou dia (11), o relatório preliminar das visitas aos municípios de Porto Murtinho e Bela Vista, que decretaram situação de emergência após as fortes chuvas da última semana. Segundo o relatório já são 162 famílias afetadas.

 

Durante a visita, a equipe da Cedec se reuniu com os prefeitos dos municípios, com as equipes locais da defesa civil, visitou os lugares atingidos e também compareceu aos abrigos onde verificou a estrutura e o fornecimento de alimento e kits de higiene.

 

De acordo com o major da Cedec, Adriano Rampazzo, a forte chuva que assolou Porto Murtinho ocasionou o transbordamento dos canais internos e externos do dique que envolve o município, o que provocou o alagamento. “A água escorreu de forma muito lenta, pois os canais estavam obstruídos” explicou. Já em Bela Vistaos prejuízos foram causados pela cheia do Rio Apa, prejudicando principalmente a população ribeirinha e também a área rural com a perda e destruição de 21 pontes.

 

Com a visita da Cedec, os municípios foram orientados a adquirirem o cartão de pagamento de defesa civil, o que proporciona a estas cidades o recebimento direto de recursos para assistência às vítimas, ações de socorro e restabelecimento de serviços essenciais como água, luz e vias. “O cartão proporciona maior agilidade para o recebimento de recursos e maior controle e transparência dos gastos da administração pública”, disse Rampazzo.

 

Porto Murtinho e Bela Vista também foram orientados para realizarem fotos aéreas georreferenciadas para  verificar os principais estragos e entrar com pedido de reconhecimento federal de situação de emergência. “O que já começou a ser feito ontem”, disse o major. Ainda segundo Rampazzo, até ontem os municípios já estavam voltando às condições normais. “Em Porto Murtinho os desalojados e os desabrigados deverão voltar para suas casas já no domingo, se o tempo permitir”, completou Rampazzo.

 

Está previsto para próxima segunda-feira (15), o carregamento das 500 cestas básicas fornecidas pelo Ministério de Desenvolvimento Social (MDS) através da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), que serão enviadas pela Defesa Civil do Estado para os municípios de Porto Murtinho, Aquidauana, Anastácio, Bela Vista, Bonito, Nioaque e Miranda.