Defesa Civil alerta para risco de fortes chuvas em diversos municípios de MS

A Coordenadoria Estadual de Defesa Civilalerta para chuvas fortes no Centro-sul e Oeste do Estado para esta sexta-feira (3) e sábado (4). O aviso foi emitido hoje. Para evitar maiores transtornos à populaçao, a instituição faz recomendações para caso de enchente e área de risco.

A recomendação é evitar áreas de alagamentos e riscos de deslizamentos de encostas, morros e barreiras. Outra orientação à população é evitar trafegar em ruas sujeitas a inundações localizadas.

Área de Risco

Para quem vive em áreas consideradas de risco, a Defesa Civil aconselha a a acompanhar os noticiários da meteorologia durante o verão, informar-se sobre a história de enchentes passadas. 

Também recomenda-se identificar pontos altos onde se possa refugiar e que esteja o mais perto possível de casa ou do emprego, elaborar uma pequena lista dos objetos importantes que deve levar consigo caso precise deixar o imóvel.

A defesa Civil ainda orienta ter sempre em casa uma reserva para dois ou três dias de água potável e alimentos que não perecíveis e manter a limpeza do quintal, principalmente no verão devido à queda das folhas.

Área de inundações

Nos casos de locais que possuem riscos de enchente a recomendação é para que a população se mantenha atenta ao noticiário da meteorologia e às indicações da Defesa Civil transmitidas pelo rádio e televisão.

A orientação é colocar em um saco de plástico os objetos pessoais mais importantes e os documentos, ter sempre por perto um estojo de emergência, transferir alimentos e objetos de valor para pontos mais altos da casa.

Em relãção aos animais domésticos a orientação é levá-los para locais seguros. Ainda é recomendado colocar um anteparo na entrada da casa, retirar do quintal objetos que possam ser arrastados pelas enchentes e estar preparado para desligar a água, o gás e a eletricidade, se necessário.

A Defesa Civil ainda alerta para a população não entrar em locais que tenha muita água, evitando o risco de não suportar a força da correnteza.

 

Arquivo Midiamax