Dagoberto se aposenta antes de assumir vaga na Câmara Federal

eputado federal eleito em 2014, Dagoberto Nogueira Filho (PDT) se aposentou do cargo que ocupava como Procurador de Entidades Públicas. A aposentadoria do deputado foi publicada no Diário Oficial do Estado de Mato Grosso do Sul desta quarta-feira (28).

De acordo com a publicação, Dagoberto era do quadro permanente de pessoal do Estado de Mato Grosso do Sul, lotado na Secretaria de Estado de Administração e Desburocratização. O deputado deve assumir o cargo na Câmara dos Deputados no dia 1º de fevereiro.

Dos 513 deputados que vão atuar nos próximos quatro anos, 198 deles vão estrear na Casa. A eles, somam-se outros 25 que não participaram da legislatura anterior, mas já tiveram mandato em algum momento e retornam ao Congresso, em um total de 43,5% de renovação para a 55ª legislatura, de 2015 a 2018. Este é o segundo mandato de Dagoberto na Câmara, o primeiro foi em 2006. Ele venceu eleições para deputado federal como o terceiro mais votado, cargo para o qual retorna na oitava colocação em número de votos, no Estado.

Em Mato Grosso do Sul exerceu cargos de sub-chefe da Casa Civil e secretário de Estado de Justiça, Trabalho e Ação Social na gestão de Marcelo Miranda (PMDB), além de diretor-presidente do Detran (Departamento Estadual de Trânsito) e secretário de Justiça e Segurança Pública durante mandatos do ex-governador José Orcírio Miranda, o Zeca do PT. Dagoberto também conquistou, em 2002, vaga na Assembleia Legislativa.