Cuidado com o WhatsApp Rosa: novo golpe pode controlar celulares das vítimas

Um novo malware que visa os usuários do WhatsApp está circulando pelos grupos do mensageiro. A ameaça, chamada “WhatsApp Pink”, envia um link suspeito que promete acesso a “novos recursos” e a mudança do tema do aplicativo da cor verde, marca registrada do serviço, para o rosa.

A recomendação dos especialistas em cibersegurança , como de costume, é evitar acessar links suspeitos em qualquer situação. Para atingir mais vítimas, o golpe se disfarça como se fosse uma atualização oficial do serviço.

O aplicativo emitiu uma nota ao site HackRead sobre o problema, declarando que “qualquer pessoa pode receber uma mensagem incomum ou suspeita”. Sempre que isso acontecer, o mensageiro encoraja seus usuários a terem cuidado.

Você viu?

Malware bloqueia conta do WhatsApp

Caso o usuário eventualmente clique no link, seu celular pode ser invadido e a conta do WhatsApp comprometida. A má notícia é que muitos estão compartilhando o vírus sem saber ao certo do que se trata.

O especialista em segurança digital Rajshekhar Rajaharia, que inicialmente descobriu o malware, alertou os usuários: “Cuidado com o WhatsApp Pink ! Um vírus está sendo espalhado em grupos do Whatsapp com um link para download de um APK.” Arquivos APK (Android Package) são pacotes destinados ao sistema Android . Ele pode ser comparado, por exemplo, com os arquivos de instalação de software do Windows.

Rajaharia reforça para que os usuários não acessem o link, já que isso também pode travar o acesso ao celular das vítimas: “Não clique em nenhum link com o nome #WhatsappPink. O acesso completo ao seu telefone será perdido.”

Outra dica que vale para evitar dores de cabeça, é não instalar nenhum arquivo em formato APK diferente daqueles disponíveis na Play Store . Segundo o especialista, outros aplicativos maliciosos também podem ser usados ​​para roubar dados pessoais como fotos, SMS, contatos e outros.

Por fim, o WhatsApp pede que os usuários utilizem as ferramentas disponíveis no mensageiro para enviar denúncias em caso de problemas.

Fonte: IG TECNOLOGIA