CRAS de Jardim promove tarde de lazer para famílias atendidas e gestora prestigia evento

 

Paulo Abílio

 

 

Com o objetivo de promover um melhor conhecimento entre os grupos atendidos pelo CRAS – Centro de Referência de Assistência Social, profissionais daquela unidade instalada na Vila Angélica II, realizaram uma tarde de confraternização, oportunizando a participação de todos nas gincanas culturais, tiro ao alvo (latas), pescaria e ainda uma quadrilha que contou com a participação de crianças, jovens e adultos inscritos nos cadastros de serviços e ações de proteção básica.

A gestora da SMAS, Jakeline Domingues Ayala prestigiou o evento e ressaltou o trabalho do CRAS na administração municipal, destacando que o principal serviço ofertado pelo CRAS é o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), cuja execução é obrigatória e exclusiva. Este consiste em um trabalho de caráter continuado que visa fortalecer a função protetiva das famílias, prevenindo a ruptura de vínculos, promovendo o acesso e usufruto de direitos e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida. Ela ainda cumprimentou os profissionais que atuam nessa unidade pelos trabalhos desenvolvidos e enfatizou que todas as famílias devem ser atendidas com muito carinho e igualdade.

O referido projeto cultural já foi realizado também nos assentamentos Guardinha e Recanto do Rio Miranda, com a participação da psicóloga Jordana Escudero Passos, educadora social Andréa Boeira, assistente social Rosilaine Seixas e orientadora social Aline Jara.

Além das inúmeras brincadeiras, os atendidos ainda recebem lanches e refrigerantes e participam de sorteios de prêmios.

O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) é uma unidade pública estatal descentralizada da Política Nacional de Assistência Social (PNAS).

O CRAS atua como a principal porta de entrada do Sistema Único de Assistência Social (Suas), dada sua capilaridade nos territórios e é responsável pela organização e oferta de serviços da Proteção Social Básica nas áreas de vulnerabilidade e risco social.

Além de ofertar serviços e ações de proteção básica, o CRAS possui a função de gestão territorial da rede de assistência social básica, promovendo a organização e a articulação das unidades a ele referenciadas e o gerenciamento dos processos nele envolvidos.