CPI da Saúde de MS vai ouvir gestores de Jardim nesta segunda

Os integrantes da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Saúde, da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, vão estar nesta segunda-feira (12), na cidade de Jardim, a 239 quilômetros de Campo Grande. 

 

No município, os parlamentares vão ouvir o atual e o ex-diretor do Hospital Marechal Rondon, respectivamente, Marcos Antonio Ruiz e Heron dos Santos Filho, o atual e o ex-secretário de Saúde da cidade, Jorge Cafure Junior e Claudemyr Soares, respectivamente, além do presidente do Conselho Municipal de Saúde, Luiz Carlos Ribeiro Cristaldo.

 

Jardim será a quarta cidade do estado a receber a visita dos deputados que integram a CPI da Saúde. A reunião ordinária vai acontecer a partir das 14h, na Câmara Municipal.

 

A CPI da Saúde foi criada no dia 23 de maio deste ano. Os parlamentares querem saber como estão sendo feitos os repasses dos recursos do Sistema Único de Saúde (SUS) para unidades hospitalares de Campo Grande, Corumbá, Paranaíba, Dourados, Três Lagoas, Jardim, Coxim, Aquidauana, Nova Andradina, Ponta Porã e Naviraí. A investigação apura os repasses e convênios feitos nesses municípios nos últimos cinco anos.

 

A Comissão Parlamentar de Inquérito tem 120 dias para apurar as possíveis irregularidades, podendo ser prorrogada por mais dois meses. Já foram ouvidos a ex-secretária estadual de Saúde, Beatriz Dobashi, o secretário municipal de Saúde de Campo Grande, Ivandro Fonseca, o presidente da Santa Casa da capital, Wilson Teslenco, os ex-diretores do Hospital Universitário, José Carlos Dorsa, e do Hospital Regional de Campo Grande, Ronaldo Perches Queiroz.

 

Também foram ouvidos pelos parlamentares os ex-integrantes da Junta Interventora da Santa Casa de Campo Grande, Antonio Lastória, Nilo Sérgio Laureano Leme e Issan Moussa, o diretor-presidente do Hospital do Câncer, Carlos Alberto Moraes Coimbra, e o ex-presidente do Conselho Estadual de Saúde, Florêncio Garcia, além de gestores e conselheiros municipais de saúde nas cidades de Dourados, Coxim e Aquidauana.

 

A comissão é composta pelos deputados Amarildo Cruz (PT) – presidente, Lauro Davi (PSB) – vice-presidente, Junior Mochi (PMDB) – relator, Maurício Picarelli (PMDB) – vice-relator e Onevan de Matos (PSDB).

 

Fonte: G1 MS