Corpo de Bombeiros troca comando nesta sexta-feira em Amambai

Uma solenidade prevista para acontecer nesta sexta-feira, dia 15 de fevereiro, vai marcar a passagem de comando do 16º Subgrupamento Independente do Corpo de Bombeiros (16º SGB) com sede em Amambai.

Vai assumir o comando do 16º SGB, em substituição ao atual comandante, major Romiran Oliveira Cerqueira, que passará a atuar em uma unidade na capital do Estado, Campo Grande, o tenente Carlos Ernesto Leite Moraes.

O tenente Carlos Moraes, que antes de prestar concurso para oficial do Corpo de Bombeiros foi sargento da Polícia Militar em Mato Grosso do Sul, atuando em Campo Grande, chega para comandar o Subgrupamento do Corpo de Bombeiros em Amambai vindo transferido do 4º Grupamento do Corpo de Bombeiros de Ponta Porã.

Ele será o quarto comandante do 16º SGB na história da unidade do Corpo de Bombeiros em Amambai.

O primeiro comandante foi o major Denny Augusto Ferreira Cavalcante, que comandou a corporação de dezembro de 2006 a maio de 2010, o segundo foi o major Antônio Marcos Carneiro, que comandou de maio de 2010 a janeiro de 2012 e o terceiro é o major Romiran, que comanda a unidade de janeiro de 2012 até o dia 15 de fevereiro de 2019.

Além de Amambai, o 16º SGB é responsável pelo atendimento em ações de resgate, busca e salvamento até trabalhos burocrático como vistorias para licença de funcionamento de estabelecimentos, por exemplo, em cinco municípios da região de fronteira com o Paraguai, no Cone Sul de Mato Grosso do Sul.

São atendidos pelo Subgrupamento, além de Amambai, cidade sede, os municípios de Tacuru, Sete Quedas, Paranhos e Coronel Sapucaia, que juntos formam uma população estimada em 90,3 mil habitantes, segundo números de 2018 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Fonte: A Gazeta News