Corpo de Bombeiros de Aquidauana trabalha ação de prevenção e combate a incêndio florestal

Uma grande ação de prevenção e combate ao incêndio florestal na região do Parque Estadual do Rio Negro começou neste mês de abril. Segundo informações do Capitão do Corpo de Bombeiros Militar de Aquidauana, Vitor Shiroma, no dia 20 deste mês, foram enviados cinco bombeiros, sendo quatro de Aquidauana e um de Corumbá, para começarem os trabalhos.  

“A ideia do comando do Corpo de Bombeiros junto com o Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) é trabalhar a prevenção. Por isso, a equipe está mapeando as fazendas, dando orientações para os responsáveis ou proprietários e identificando os recursos que cada local tem para dar apoio em caso de um incêndio. Por exemplo, se ocorre um incêndio em determinada área, já saberemos que lá tem dois tratores ou um ponto permanente de água”, explica. 

A proposta tem o intuito de diminuir os danos ambientais, devido as grandes queimadas. “Também estamos identificando as possíveis áreas de riscos e que podem vir a ocasionar um incêndio e conforme identificamos o risco, é feita a orientação para o responsável de como fazer uma prevenção”, detalha.  

A primeira guarnição será substituída no dia 30 de abril. “Faremos um revezamento de equipe a cada dez dias. É importante ressaltar que o comando está empenhando militares de todas as cidades nessa ação”, informa o Capitão. Essa é a primeira vez que uma proposta de prevenção é realizada na região. 

O evento de lançamento da ação de prevenção e combate ao incêndio florestal na região do Parque Estadual do Rio Negro foi realizado no dia 20 de abril em Aquidauana e marcou os trabalhos de preparação, prevenção e combate aos incêndios florestais, através de ações que irão mobilizar os militares da corporação. 

Estiveram presentes no evento o CEL QOBM Huesley Paulo da Silva (CHEM), CEL QOBM Rodinei Ribera Ceballos (CBI), Joaquim Passos (vice-prefeito de Aquidauana), Laercio Valério da Silva (vice-prefeito de Anastácio), Leonardo Tostes Palma (IMASUL) e demais autoridades.

O Parque Estadual do Pantanal do Rio Negro tem uma área de 78.300 hectares e foi criado em 2000. Abrangendo os municípios de Aquidauana e Corumbá, sua área contempla ambientes representativos e diversificados característicos do Pantanal como lagoas permanentes, cordões de matas e o brejão do Rio Negro, os quais servem de refúgio e fonte de alimento a fauna local. Essas áreas periodicamente inundadas são consideradas como o berçário dos peixes do Pantanal. 

Opantaneiro