Corinthians x Palmeiras: Jô e Luiz Adriano miram supremacia no Dérbi e artilharia do Brasileirão

Corinthians x Palmeiras: Jô e Luiz Adriano miram supremacia no Dérbi e artilharia do Brasileirão

O Dérbi desta quinta-feira põe frente a frente dois experientes centroavantes do futebol brasileiro: ambos com 33 anos, Jô, do Corinthians, e Luiz Adriano, do Palmeiras, se reencontram na Neo Química Arena a partir das 19h15 (de Brasília), em duelo válido pela nona rodada do Campeonato Brasileiro.

Na finalíssima do Campeonato Paulista, disputada há pouco mais de um mês, foi de Luiz Adriano o gol alviverde e de Jô o empate no finalzinho do jogo, após sofrer pênalti de Gustavo Gómez. No tempo normal, os centroavantes ficaram no 1 a 1 e buscam a supremacia no clássico.

Acostumados ao protagonismo, os dois devem mais uma vez começar jogando o Dérbi desta quinta-feira e sonham, claro, com a artilharia do Brasileirão. Cada um marcou três gols até agora – Thiago Galhardo, do Internacional, e Marinho, do Santos, são os goleadores com seis.

+ Leia mais notícias sobre o Corinthians

+ Leia mais notícias sobre o Palmeiras

O Premiere transmite Corinthians x Palmeiras para todo o Brasil, com narração de Odinei Ribeiro e comentários de Alexandre Lozetti e Ricardinho. O ge acompanha em Tempo Real, com vídeos exclusivos.

Jô: o incansável

É difícil falar da atual passagem de Jô pelo Corinthians sem citar o vigor físico do jogador de 33 anos, que estava sem atuar desde dezembro do ano passado.

A reestreia pelo Timão aconteceu contra o Bragantino, pelas quartas de final do Paulistão e, desde então, foram 11 jogos seguidos como titular da equipe jogando sempre os 90 minutos (na única vez em que foi substituído, saiu nos acréscimos).

Jô se diverte durante treino do Corinthians — Foto: Rodrigo Coca/Ag.Corinthians

Jô se diverte durante treino do Corinthians — Foto: Rodrigo Coca/Ag.Corinthians

Atualmente, Jô tem uma média de uma participação direta em gol a cada dois jogos. São 11 partidas, cinco gols marcados e uma assistência. O argentino Mauro Boselli já se recuperou de cirurgia na face, mas, mesmo assim, tem ficado no banco para dar lugar a Jô.

Foram dois anos no futebol japonês depois de deixar o Corinthians no fim de 2017. Neste retorno, Jô chegou como ídolo incontestável da Fiel e com a possibilidade de repetir o feito de três anos atrás: ser o artilheiro do Brasileirão.

Na ocasião, Jô terminou como o artilheiro do time na temporada, marcando 25 gols. Em suas primeiras 11 partidas no Corinthians naquele ano, havia marcado um gol a menos em comparação ao jogos atuais.

Cria do Terrão, Jô tem passagem por clubes europeus como CSKA Moscou, da Rússia, Manchester City, da Inglaterra, e Galatasaray, da Turquia. O centroavante já atuou no futebol árabe, além de se aventurar no Japão. Em 2013, venceu a Libertadores com o Atlético-MG.

Jô fez gol do Corinthians em final do Paulistão contra o Palmeiras

–:–/–:–

Jô fez gol do Corinthians em final do Paulistão contra o Palmeiras

Luiz Adriano e a grife da Europa

Depois de mais de dez anos na Europa, Luiz Adriano acertou seu retorno ao futebol brasileiro em julho do ano passado. Após passagens por Shakhtar Donetsk (Ucrânia), Milan (Itália) e Spartak Moscou (Rússia), ele assinou com o Palmeiras um contrato até junho de 2023.

Luiz Adriano embalou nesta temporada como o principal goleador do Verdão: foram 10 gols marcados em 25 jogos até agora. No total, o atacante soma 17 gols e duas assistências em 40 partidas com a camisa palmeirense. Ou seja, uma participação direta em gol a cada dois jogos praticamente.

Revelado pelo Internacional, ele conquistou a Libertadores e o Mundial de Clubes da Fifa em 2006, e logo atraiu atenção de clubes da Europa.

Luiz Adriano durante treinamento na Academia de Futebol do Palmeiras — Foto: Cesar Greco/Ag. Palmeiras

Luiz Adriano durante treinamento na Academia de Futebol do Palmeiras — Foto: Cesar Greco/Ag. Palmeiras

Com passagem pela seleção brasileira, Luiz Adriano teve destaque no Shakhtar Donetsk. Em 2014, ele marcou cinco gols na goleada de 7 a 0 contra o Bate Borisov, em jogo da Liga dos Campeões, quando virou o maior artilheiro da história do clube ucraniano – foram 130 gols em oito anos.

No Milan e no Spartak, o atacante não teve o mesmo destaque, mas também conquistou títulos.

De volta ao Brasil em 2019, ele foi investimento da diretoria do Palmeiras para assumir a função de centroavante no lugar de Borja e Deyverson. Foi importante nesta temporada na conquista do Paulistão – foi dele o gol palmeirense na decisão contra o Corinthians.

Luiz Adriano também deixou sua marca na final do Paulistão

–:–/–:–

Luiz Adriano também deixou sua marca na final do Paulistão