Coração de homem de 26 anos é encaminhado para transplante em Brasília

Também foram doados rins e córneas para pacientes da fila de espera

O coração de um homem de 26 anos está sendo encaminhado neste momento para um paciente de Brasília (DF).

O órgão foi retirado pela equipe da Santa Casa e segue com uma equipe de batedor do Corpo de Bombeiros até o Aeroporto Internacional de Campo Grande.

Além do coração também serão doados os rins e as córneas do rapaz que faleceu após tentativa de suicídio com um tiro na cabeça, que evoluiu para morte encefálica após grave TCE (Traumatismo Crânio-Encefálico).

Um dos rins será encaminhado na tarde de hoje para São Paulo e o outro será transplantado ainda hoje em um paciente de hemodiálise do Mato Grosso do Sul.

As córneas também ficarão na Santa Casa que completa 16 transplantes de órgãos neste ano.

Em 2017 houve um aumento significativo de transplantes e captação de órgãos no maior hospital do EStado. Ao todo foram 17 transplantes de rins e 35 captações de órgãos, sendo  quatro corações, quatro pulmões, 19 fígados e 56 rins que beneficiaram pacientes de Mato Grosso do Sul e de outros estados do país.

Para autorização de doação de órgãos existe um protocolo a ser seguido. Com a confirmação de morte encefálica, a Organização de Procura de Órgãos (OPO) da Santa Casa estabelece o contato com familiares e acolhimento dos mesmos para realizar a abordagem de consulta sobre o consentimento pela doação.

É importante que o doador tenha enfatizado esse interesse em vida. Sendo de interesse dos familiares a doação dos órgãos, o passo seguinte é a busca de possíveis receptores nas listas estadual e nacional com apoio da Central Estadual de Transplante (CET). Não existindo condições de transplante no Estado, a busca é realizada no Sistema Nacional de Transplantes