Contra acidentes e mortes no trânsito, campanha alerta para excesso de velocidade nas ruas

Uma série de ações voltadas para conscientização dos motoristas sobre velocidade segura no trânsito de Dourados foi iniciada na manhã desta quinta-feira (06). Durante blitz em frente a rodoviária municipal, equipes da Agetran (Agência Municipal de Trânsito e Transporte), Detran (Departamento Estadual de Trânsito) e PM (Polícia Militar) abordaram os populares e divulgaram informações com ênfase em prevenção de acidentes nas vias. 

A coordenadora de Educação no Trânsito da Agetran Miriam Hubner destacou que cada via tem a velocidade limite permitida, o que em pontos que possuem equipamentos eletrônicos, isso pode variar, tudo visando a prevenção em um todo. 

“ Temos que ter a conscientização. Vale lembrar que o que multa não é o aparelho, é o comportamento do cidadão, toda vez que ele desrespeitar a velocidade segura e permitida da via, ele será notificado. O nosso foco é salvar vidas, dando ênfase a todas as regras de trânsito junto as demais instituições trabalhando nesse sentido”, apontou. 

O avanço ao sinal vermelho, uso de celular ao volante e a combinação álcool+ direção são fatores apontados pelo agente de trânsito do Detran José Carlos Torraca Luiz como as infrações mais notáveis na maior cidade do interior de Mato Grosso do Sul. Ele ressalta que as equipes do Departamento junto a outras instituições têm trabalhado em fiscalização durante a semana e aos finais de semana nos bairros e em área central. 

Conforme o agente José Carlos Torraca Luiz, principalmente em vias de movimentação intensa e na rua Coronel Ponciano que passa por obras de duplicação, os condutores precisam trafegar com cautela. 

“Na Marcelino Pires, na Hayel Bon Faker, na Coronel Ponciano que está em obras, todos os envolvidos no trânsito precisam de uma atenção maior. É necessário cuidado, paciência, pois a a gente precisa de um cuidado coletivo, é um espaço público”, destacou. 

O uso de celular ao volante tem sido um grande causador de acidentes, até mesmo em cruzamentos com semáforos, conforme destacou o sargento da Polícia Militar Bem Hur Amorim Oliveira. 

“Infelizmente são muitas ocorrências por uso de celular ao volante. Até mesmo no semáforo, a pessoa pensa que como está vermelho da tempo de usar e não é assim, aí acontece acidente que poderia ser evitado”, destaca. 

Para a aposentada Vera lucia pereira da silva, 59, as campanhas são bem vindas e é preciso mais consciência da população nas vias.

“ Acho muito importante essas abordagens, pois está faltando muito respeito no nosso trânsito, tanto por parte de motoristas como de motociclistas. Se todo mundo fizesse sua parte, não teríamos tantos acidentes”, pontuou. 

A campanha com foco em velocidade segura acontecerá durante todo esse mês em vários pontos da cidade, contando com participação da Agetran, Detran e Polícia Militar.  

Douradosnews