Conselho Tutelar de Bela Vista recorre a Câmara por aumento salarial

Projeto para aumentar salário dos conselheiros tutelares esta na câmara municipal de Bela Vista para apreciação. Com a presença dos conselheiros na ultima sessão dia (18) os vereadores foram unânimes e hipotecar apoio a solicitação de aumento de salário, diárias e hora extra.   

O vereador Alcyr Mendonça (PMDB), além de falar sobre os trabalhos desenvolvidos pela instituição, deixou ciente que ira votar com a maior tranqüilidade, pois são pessoas dedicadas e que estão desenvolvendo um excelente trabalho no município, disse Alcyr.

O democrata Jhonys Basso disse que o Conselho Tutelar a muito tempo merece uma atenção especial, por isso está engajado nessa solicitação de melhores salários. “Esses pedidos devem ser analisados com carinho pela importância do serviço e pelo risco que cada conselheiro enfrenta para desempenhar o seu papel, são pessoas que não tem dia e nem horário para trabalhar.

O vereador Fleitinhas ressaltou a importância do trabalho realizado pelo conselho tutelar no município, conheço o esforço de cada um na atuação, com certeza iremos analisar com carinho essa solicitação de aumento de salário.

A vereadora Lucinete Lino (PMDB), destacou o brilhante trabalho desenvolvido em prol da comunidade de Bela Vista. São pessoas que trabalham na madrugada sempre visando à segurança de jovens e adolescentes, e preciso valorizar essa classe tão importante e que realiza um ótimo trabalho, disse Lucinete.    

Em contado com a reportagem o vereador Valdez Marques Claro ressaltou que cada dia mais, a atuação do Conselho Tutelar tem se mostrado indispensável na luta pela garantia e defesa dos direitos da criança e do adolescente, pelo menos, em Bela Vista, tem sido assim.

O vereador, presidente da câmara, Jair Bispo (PDT), disse que o trabalho realizado pelo conselho e um trabalho nobre, e de grande atuação frente à sociedade do município.  “Temos que reconhecer esta instituição. Temos que valorizá-la. E, mais do que isso, temos que defender um Conselho Tutelar forte, independente, qualificado para que possa cumprir a sua nobre missão de guardião das nossas crianças e adolescentes”.

Eleitos em número de 5 pela comunidade municipal, para um mandato de 3 anos, os Conselheiros Tutelares têm como atribuição principal proteger as crianças e adolescentes contra qualquer ação ou omissão, por parte do Estado ou dos responsáveis legais, que resulte na violação ou ameaça de violação dos direitos estabelecidos pelo Estatuto.

Assim, mesmo não sendo um órgão com ação jurisdicional, o Conselho Tutelar é um órgão autônomo e permanente, com independência para agir nas mais diversas situações, inclusive, como o próprio nome diz no aconselhamento aos pais, responsáveis, professores ou a qualquer pessoa que lhes solicite nesse sentido