Conselho de Trânsito aprova reajuste da tarifa do transporte interbairros em Ponta Porã

O Conselho Municipal de Trânsito e Transportes aprovou o reajuste do preço da tarifa do transporte coletivo interbairros em Ponta Porã. Em reunião, os conselheiros analisaram e concederam o reajuste para R$ 3,75, vigorando a partir do dia 18 de março próximo. A empresa concessionária do transporte coletivo interbairros em Ponta Porã, Medianeira Transportes, encaminhou solicitação de reajuste da tarifa do transporte coletivo no município.

Atualmente o valor é de R$ 3,40 na zona urbana e distrito de Sanga Puitã, enquanto que para o distrito de Nova Itamarati os preços são diferenciados, conforme a distância da localidade. O presidente do Conselho, Marcelino Nunes destacou na abertura do encontro, sobre a importância de cada membro, lembrando que o Conselho Municipal de Trânsito é instância colegiada, de caráter consultivo, propositivo e participativo, sempre respeitando a decisão da maioria.

Por determinação do prefeito Hélio Peluffo o reajuste aprovado foi inferior ao percentual da inflação, ou seja, a concessão do reajuste da tarifa não será maior que a inflação do ano. O valor aprovado é bem menor do solicitado pela empresa, mas dentro dos critérios de análise da planilha. Os conselheiros ao aprovarem o reajuste, solicitaram à representante da empresa, Daniele Padilha Saccol, melhorias no serviço tais como nos horários e substituição de ônibus cuja manutenção fica aquém do mínimo para atendimento aos usuários.

Alguns itens compõem a tabela tarifária, considerando a variação do preço do diesel, além de itens como manutenção e outros essenciais à prestação de serviço com qualidade.

A atualização dos valores é baseada na variação dos últimos 12 meses de uma cesta de índices composta pelo Índice Geral de Preços – Mercado (IGPM/IBGE), pelo Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna (IGP-DI/FGV) e pela variação de preços do diesel medida pela Agência Nacional do Petróleo. O índice inflacionário neste caso é premissa para o início dos estudos, conforme solicitação do prefeito Hélio Peluffo.

Nestes índices, o INPC/IBGE representa os custos com pessoal, a variação de preços do diesel representa os custos com combustível, lubrificantes e pneus e o IGP-DI/FGV os demais custos, respeitadas as proporções. Nos últimos 12 meses, o índice com maior variação foi o diesel, que apresentou um acréscimo de 12,59% contribuindo de forma significativa para o aumento do valor da tarifa.

A reunião do Conselho Municipal de Trânsito foi presidido pelo secretário municipal de Segurança Pública, Marcelino Nunes e contou com a presença dos conselheiros representando os mais diversos segmentos da sociedade civil organizada e entidades afins.

Fonte – pontaporainforma