Conheça os critérios de acesso a repúblicas e alojamentos em federais

Optar por morar em uma república de estudantes pode ser uma experiência valiosa para o crescimento pessoal dos jovens, afinal, sair da casa dos pais implica aprender a cuidar de si mesmo. O Globo Universidade foi conferir de perto o dia a dia das repúblicas de Ouro Preto, onde vivem os ‘bixos’, como são chamados os calouros, e os veteranos da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). O programa mostra que a vida na república tem festa sim, mas também é cheia de responsabilidades.Em Ouro Preto existem 58 repúblicas federais, que contam atualmente com 637 alunos residentes. Elas estão espalhadas pelo centro histórico da cidade e próximas ao campus Morro do Cruzeiro. Já em Mariana, são sete casas pertencentes à instituição que se localizam próximas ao Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS).

Luiz Philippe Albuquerque, presidente da Associação de Moradores de Repúblicas Federais (Refop) (Foto: Acervo Pessoal)Luiz Philippe Albuquerque, presidente da Associação
de Moradores de Repúblicas Federais (Refop)
(Foto: Acervo pessoal/ Luiz Philippe Albuquerque)

De acordo com Luiz Philippe Albuquerque, presidente da Associação de Moradores de Repúblicas Federais (Refop), quando o calouro chega pra fazer a matrícula, é recebido também pelos moradores das repúblicas que estão com oferta de vagas e indicam suas casas para os mais novos, chamando (até os pais dos alunos) para conhecerem o espaço.

“Após a decisão do calouro por uma república, ele deve se registrar na Pró-reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis (Prace), informando ao órgão que está em período de seleção em determinada república. Isto é feito para que a UFOP possa ter controle sobre os ocupantes das casas. Diferente de outros tipos de moradias em que a pessoa tem seu quarto individual e suas coisas separadas, em uma república ela terá que conviver com pessoas de todo tipo, e usufruir da casa e dos seus bens de maneira compartilhada. O esquema nas casas é de autogestão e cada república adota critérios próprios para seleção de novos moradores. Mas, geralmente, a maioria opta pelo que chamam de ‘batalha de vaga’, como é chamado o período de experiência de três meses quando o calouro conhece a casa e a casa conhece o aluno. É basicamente um critério de afinidade”, explica.

Luiz Philippe fala por experiência própria: há três anos ele mora na república Unidos por Acaso e conta que gostou de cara do espaço. “Foi a primeira república que eu vi, e já fui ficando. Sou filho único e nunca precisei fazer nada. Aprendi muita coisa na república, desde cuidar de uma casa a conviver com pessoas diferentes”, conta o jovem, que tem 22 anos e está no 6° período de Direito.

Os estudantes não pagam aluguel nas repúblicas federais, mas precisam arcar com os gastos de manutenção das casas. Como a maioria dos imóveis é antiga e muitas vezes tombada, a manutenção precisa ser constante e algumas vezes é cara. Eventos como o Carnaval são uma forma de as repúblicas fazerem caixa para cuidar e melhorar a estrutura da casa.

Luiz Gustavo Queiroz de Sá ainda é um ‘bixo’. Ele tem 21 anos, está no 1° ano de Direito na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e vive há três meses na república Unidos por Acaso. O estudante elogia a organização da casa e conta que a experiência de vida que já ganhou não teria em outro lugar.

“Conheci a república, gostei do pessoal e resolvi ficar. Estou aprendendo a cozinhar, a passar roupa, a consertar a casa, tudo que não fazia quando morava com meus pais. Até eles estão orgulhosos. Minha mãe ficou surpresa quando passei uns dias em casa”, diverte-se.As repúblicas particulares são outra opção de moradia para os alunos em Ouro Preto, Mariana e João Monlevade. Os estudantes se unem e alugam um imóvel particular, dividindo os custos referentes à manutenção da casa. Este valor é muito variado, pois depende do número de moradores.  A UFOP colabora com o apoio jurídico, por meio de projeto de extensão do curso de Direito, no que diz respeito ao relacionamento com os locatários.


Quem não quiser ficar nas repúblicas, tem ainda à disposição o alojamento da universidade, que possui 64 quartos individuais e fica localizado no Centro de Convergência, Campus Morro do Cruzeiro. A seleção é feita por meio de uma avaliação socioeconômica e de uma entrevista com a equipe da Prace. O ingresso acontece a partir da disponibilidade de vagas.

Há opções também de vagas em apartamentos na Villa Operária, próximo ao Campus Morro do Cruzeiro. O critério de seleção é socioeconômico, regulado por edital específico, publicado de acordo com a liberação de vagas.

A UFOP disponibiliza para moradores de repúblicas particulares uma Cartilha de Locação Imobiliária e um Modelo de Contrato de Locação Residencial, no intuito de ajudar os estudantes.

Conheça os critérios de acesso em outras universidades do Brasil:

Benefício Moradia Universidade Federal do Rio de Janeiro
• Alojamento situado no campus da Cidade Universitária, com 504 quartos, distribuídos igualmente em dois blocos – feminino e masculino

*Em caráter excepcional, no ano de 2013, não serão disponibilizadas vagas na residência estudantil. Desta forma os alunos selecionados, além da Bolsa Manutenção e do auxílio financeiro para transporte, também receberão um auxílio moradia emergencial no valor de R$400,00.

Podem concorrer:
• Alunos regularmente matriculados em cursos presenciais de graduação da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Critérios de seleção:
• Avaliação das condições socioeconômicas.
• Distância do local de moradia do aluno e de sua família.

Como se inscrever?
• O processo seletivo ocorre no início do período letivo. A primeira etapa de seleção acontece através da página da SuperEst. Informações sobre prazos e documentos necessários estão disponíveis nos editais também encontrados no portal.


Casa do estudante da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
• Situado próximo ao campus da Universidade, é de autogestão dos moradores e possui acomodações mistas.

Podem concorrer:
Alunos regularmente matriculados em cursos presenciais de graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) que:
• Estejam cursando sua primeira graduação.
• Não possuam residência fixa em Porto Alegre, bem como parentesco de 1º grau (pai/mãe) ou responsável imediato nesta cidade.
• Possua renda não superior a 3 (três) salários mínimos por membro da família.

Critérios de seleção:
• Maior carência socioeconômica.
• Residência de origem mais distante de Porto Alegre.
• Maior prazo para a colação de grau, segundo a seriação conselhada.
• Avaliação na entrevista.

Como se inscrever?
• O aluno deve imprimir o formulário de inscrição no site ou buscar na Casa do Estudante da UFRGS (Rua São Manoel, N573- Bairro Rio Branco), preferencialmente à noite. A entrega do formulário preenchido e dos documentos necessários deve ser feita pessoalmente na Casa do Estudante.
• Encontre o formulário e edital especificando os documentos requeridos na página da casa do estudante

Residência Universitária da Universidade Federal do Rio Grande do Norte
• O programa consta de doze Residências Universitárias de Graduação, sendo oito em Natal/RN, uma mista em Currais Novos/RN e duas em Caicó/RN e uma de Pós -Graduação em Natal/RN.

Podem concorrer:
• Alunos regularmente matriculados em cursos presenciais de graduação e pós-graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Critérios de Seleção:
• Maior carência socioeconômica.
*Demais critérios não são especificados no edital.

Como se inscrever?
• O acesso acontece no início da cada semestre, após realização de cadastramento, visita domiciliar e seleção dos candidatos que apresentam maior carência.
• Os interessados deverão solicitar a bolsa via SIGAA (Sistema Integrado de Gestão Acadêmica).
• Para mais informações sobre a Residência Universitária consultar a página da Secretaria de Assuntos Estudantis

Conjunto Residencial da Universidade de São Paulo – Crusp
• Situado na Cidade Universitária, o alojamento possui seis blocos, quatro destinados a alunos cursando a primeira graduação e dois para alunos de mestrado e doutorado.

Podem concorrer:
• Alunos de graduação, pós-graduação, mestrado ou doutorado regularmente matriculados em cursos presenciais da Universidade de São Paulo.

Critérios de seleção:
• Maior carência socioeconômica.

Como se inscrever?
• O processo seletivo para os moradores da graduação acontece no início do ano, entre os meses de fevereiro e março. Os interessados devem se inscrever no PAPFE pelo site Júpiter Web , em que se encontra também a relação dos documentos necessários, ou via siteCOSEAS – Coordenadoria de Assistência Social.

Programa Moradia Estudantil da Graduação e Pós-Graduação da Universidade de Brasília
• Concede moradia temporária em imóveis de responsabilidade da UnB, ou auxílio financeiro mensal ao estudante que reside fora do Distrito Federal ou proveniente de regiões do Distrito Federal ou entorno de difícil acesso ao campus de origem.

Podem concorrer:
• Estudantes regularmente matriculados em disciplinas de curso presencial de Graduação ou de Pós-graduação identificados em situação de vulnerabilidade socioeconômica pela equipe técnica SPS/DDS.

Critérios de seleção:
• Tipo e localização da residência (própria, alugada, entorno ou área rural).
• Rede onde concluiu o ensino médio, se pública ou privada.
• Título de conclusão de curso superior.
• Realização de alguma atividade remunerada.
• Condições financeiras da família.
• Número de dependentes.

Como se inscrever?
• O interessado em participar dos programas precisa, inicialmente, passar por um processo de análise socioeconômica, regido por edital e publicado no início de cada semestre letivo noSistema de Assistência Estudantil.
• Mais informações: (61) 3107-0558/ 0559.

Casa dos Estudantes Universitários da Universidade Federal de Pernambuco
• Consiste em três casas situadas em Recife, próximas ao campus, uma em funcionamento e duas em reforma, e uma casa no campus de Caruaru, também em reforma. A Universidade oferece, também, bolsa moradia estudantil como uma alternativa à Casa do Estudante.

Podem participar
• Estudante regularmente matriculado em curso de graduação em condições de concluir o curso dentro do prazo de conclusão estabelecido no Regimento Interno das CEUs.

Critérios de seleção:
• Ser carente de recursos financeiros, apresentando renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio.
• Não residir na região metropolitana de Recife.

Como se inscrever?
• Os estudantes, no ato da inscrição, deverão preencher um formulário específico, apresentar os documentos pertinentes, o relato familiar e a ficha de entrevista presente no edital.
• Para informações sobre documentos e fichas necessários, consultar o edital na página daPró-Reitoria para assuntos estudantis.