Conheça alimentos que aumentam a temperatura do corpo

Com o frio se tornando mais intenso, o cardápio costuma mudar para pratos mais calóricos e servidos mais quentes. O fato é que além da temperatura do ingrediente ou da refeição, há alimentos que podem aumentar a temperatura corporal.

São os chamados termogênicos, os que precisam consumir mais calorias para serem digeridos. O processo de aquecer o corpo por meio de alimentos é conhecido como termogênese. Acontece com qualquer tipo de alimento, já que o corpo começa a produzir calor devido ao processo da digestão.

Mas alguns potencializam essa ação. Recentemente, os termogênicos começaram a ser tratados como aliados em dietas de emagrecimento, tanto pela aceleração do metabolismo quanto pela capacidade de controlar a quantidade de glicose no organismo, o que ajuda a queimar gordura. Você escolhe se quer ficar quentinho ou perder peso. Conheça quais os itens que podem fazer isso.

Café
É uma das principais bebidas conhecidas como termogênica, pois é estimulante do metabolismo. Deve ser consumida com moderação

Canela
Um estudo publicado no American Journal of Clinical Nutrition mostrou que a canela faz o corpo produzir menos insulina após as refeições e que prolonga a sensação de saciedade. Pode ser polvilhado sobre bebidas, desde as do café da manhã ou sobre cereais ou frutas.

Carboidratos
O corpo produz mais calor após uma refeição cheia de carboidratos do que uma mais gordurosa. Isso porque as calorias são queimadas imediatamente em vez de serem estocadas pelo organismo.

Mas pesquisadores canadenses descobriram que um item como pimenta aumenta a termogênese de pratos mais gordurosos, queimando mais gordura. As informações são do Jornal Britânico de Nutrição

Chá de hibisco
Esse chá, assim como os demais termogênicos, aumenta a temperatura corporal durante a digestão e, consequentemente, aumenta o metabolismo. Pode ser encontrado na versão flores secas em lojas e mercados

Chá verde
A bebida pode aumentar em até 40% a queima calórica, segundo dados do American Journal of Clinical Nutrition. Ainda ajuda a queimar gordura, devido à combinação de cafeína e flavonóides. E não importa se o chá está quente ou frio. Podem ser consumidas de duas a três xícaras por dia, mas pessoas com dificuldades para domir devem evitar a ingestão próximo à hora de dormir

Curry
É outro tempero que contém capsaicina, ingrediente capaz estimular o processo de produção de calor durante a digestão de alimentos pelo corpo. Usado na culinária indiana, pode ser incorporado também em omeletes, sopas, cremes, risotos ou pratos à base de carnes

Gengibre
Essa raiz pode aumentar o gasto calórico em mais de 10%. Pode ser consumido cru, em fatias, em conserva, ou ainda na versão em pó. Vai bem em molho de tomate, sopas de legumes, carnes e ainda pode ser consumido na versão chá

Linhaça
Os grãos podem ser salpicados sobre qualquer tipo de alimento, desde os cozidos aos crus, como saladas e frutas

Mostarda
É um dos ingredientes apontados como termogênicos pela University of Fribourg, na Suiça. Prefira os grãos ou a versão em pó para temperar carnes, molhos ou outras receitas.

Nozes
Ricas em ômega 3, ajudam a aumentar a temperatura corporal. Vários estudos já associaram os alimentos à perda ou manutenção do peso. De acordo com a Universidade de Purdue, Indiana, nos Estados Unidos, participantes de um estudo tiveram o metabolismo acelerado em cerca de 11%.

Óleo de prímula
Rico em ômega 3, substância que aumenta o metabolismo ajudando a queimar calorias. É encontrado em forma de cápsulas, mas é preciso indicação de médico ou nutricionista para consumir na dosagem correta

Óleos de peixe
Alimentos com ômega 3 são apontados ainda como anti-inflamatórios. Há suplementos vendidos em cápsulas.

Pimenta vermelha
Esse tipo específico de pimenta é rica em capsaicina, substância que favorece o aumento da quebra de gorduras no tecido adiposo. Ela aumenta em até 20% a atividade metabólica se ingerida na quantidade de três gramas por dia, podendo ser adicionada em saladas e pratos quentes como tempero.

À medida que são consumidas, aumentam a circulação, aumentando também a temperatura corporal. Segundo pesquisa, isso se deve à capsaicina, princípio ativo de algumas pimentas, que podem acelerar a queima calórica em até 25%.

Dados da Universidade de Maastricht, na Holanda, ainda apontam que reduzem o apetite e prolongam a sensação de saciedade. O tempero pode ser adicionado no preparo de pratos ou ser polvilhado sobre refeições ou mesmo saladas.

Salmão
É rico em ômega 3, ingrediente que ajuda a elevar a temperatura corporal. A substância ainda é associada a boa saúde cardíaca e ao controle dos níveis de colesterol no sangue

Toranja
Ajuda na manutenção dos níveis de insulina, hormônio que, quando produzido em excesso, aumenta os estoques de gordura corporal, principalmente no abdômen.

Vegetais crus
O corpo precisa trabalhar mais para digerir itens crus, na comparação com os mesmo alimentos cozidos. Segundo pesquisas, os mais eficientes são repolho, couve, batata doce, cenouras e batatas.

Óleo de coco
Possui menos calorias por grama do que outros óleos e a gordura contida é queimada pelo fígado e imediatamente transformada em energia. Pode substituir outros óleos ou gorduras no preparo dos alimentos, inclusive frituras.