Confrontos se intensificam em Aleppo; missão russa em Damasco é atacada

Rebeldes sírios e forças leais ao ditador Bashar al-Assad intensificaram nesta terça-feira (4) seus enfrentamentos na cidade de Aleppo, no norte do país. Áreas controladas pelo regime sírio foram atingidas por foguetes lançados por rebeldes, deixando ao menos seis mortos e 47 feridos, segundo a mídia estatal.

Um dos locais atingidos foi a Faculdade de Ciências da Universidade de Aleppo. O ataque deixou dois estudantes mortos, segundo a ONG Observatório Sírio dos Direitos Humanos, que tem sede no Reino Unido.
Aleppo é uma das maiores cidades da Síria e uma das principais frentes de batalha da guerra civil atualmente. Controlada por grupos rebeldes, alguns dos quais apoiados pelos EUA, a cidade se encontra sitiada pelas forças do regime sírio.

Nas regiões controladas por grupos insurgentes, as tropas do regime sírio realizam uma ofensiva pelo sul para tentar retomar as áreas. Rebeldes disseram ter conseguido repelir nesta terça um ataque do regime contra um bairro em disputa.

A ofensiva das tropas leais a Assad é acompanhada por bombardeios das forças aéreas da Síria e da Rússia.
A ONU (Organização das Nações Unidas) estima que 270 mil pessoas estejam cercadas em Aleppo. Segundo o Observatório, ao menos 420 pessoas morreram e mil ficaram feridas na cidade, principalmente nas áreas controladas pelos rebeldes, desde o fracasso de um cessar-fogo promovido pelos EUA e pela Rússia há algumas semanas. Hospitais e postos de saúde da cidade têm sido atacados frequentemente.

www.correiodoestado.com.br