Conferência de Promoção da Igualdade Racial será aberta esta noite

Campo Grande (MS) – A solenidade de abertura da III Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial de Mato Grosso do Sul (III Conepir-MS) será nesta quarta-feira (21), às 19 horas, no auditório Germano de Barros, no Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo, no Parque dos Poderes, na Capital. O evento conta com a presença da ministra chefe da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República, Luiza Bairros.

A III Conepir, que tem como tema “Democracia e Desenvolvimento: por um Brasil Afirmativo sem Racismo”, acontece nos dias 21, 22 e 23 de agosto de 2013, em Campo Grande.

O evento tem por objetivos reafirmar e ampliar o compromisso governamental e da sociedade civil com políticas de enfrentamento ao racismo e de promoção da igualdade como fatores essenciais à democracia plena e ao desenvolvimento com justiça social; avaliar os avanços obtidos e os desafios a serem enfrentados após dez anos de implementação da Política Nacional de Promoção da Igualdade Racial; propor um conjunto de recomendações para o fortalecimento do enfrentamento ao racismo e para a promoção da igualdade racial no âmbito estadual e municipal.  

A Conferência também visa discutir mecanismos de institucionalização da promoção da igualdade racial, tendo em vista a implementação do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir).

A realização é do governo estadual, por meio da Secretaria de Estado de Governo, através da Subsecretaria da Mulher e da Promoção da Cidadania, Coordenadoria Especial de Políticas para a Promoção da Igualdade Racial e a Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas).

De acordo com as informações da subsecretária da Mulher e da Promoção da Cidadania de Mato Grosso do Sul, Elza Maria Verlangieri Loschi (Tai Loschi), os delegados (eleitos durante as conferências municipais) e os convidados que irão participar da III Conepir-MS vão traçar um perfil de como caminhar juntos para a promoção da igualdade racial.

 

“É de fundamental importância que essa conferência saia com as macrodiretrizes para levar para III Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial (III Conapir)”, disse Tai Loschi, ao afirmar que ainda é necessário avançar muito nas questões em prol das políticas de enfrentamento ao racismo. “Nós temos buscado trabalhar em cima do Estatuto da Igualdade Racial (lei 12.288/10), com a sociedade sul-mato-grossense, mas ainda temos algumas coisas pendentes, como a questão do trabalho, da discriminação em si e do preconceito. A mulher tem que estar num pé de igualdade com homem”, afirmou a subsecretária da Mulher.

Segundo Tai Loschi, o governo estadual tem discutido muito as questões sobre gênero, em prol de políticas públicas para as mulheres, durante os encontros de sensibilizações, capacitações e nas qualificações profissionais realizadas nos municípios de Mato Grosso do Sul.

Números de delegados

A etapa estadual conta com a participação de 120 delegados, sendo 49 das entidades governamentais e 71 não governamentais. Ao todo, participam do evento cerca de 185 pessoas, entre delegados, convidados, equipes de apoio e comissão organizadora da III Conepir/MS.

Etapa Nacional

A III Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial de Mato Grosso do Sul tem como foco a realização da Etapa Nacional que acontecerá no período de 5 a 7 de novembro de 2013, em Brasília (DF). Já o encontro nacional conta com a participação de 1,4 mil pessoas de todo o Brasil, entre delegados e convidados (autoridades, personalidades e representantes de entidades nacionais e internacionais).

Veja programação da III Conepir/MS

Dia: 21 de agosto de 2013

Local: Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo

19h – Abertura Solene

19h10 – Apresentação Cultural

19h30 – Composição da mesa de autoridades, hino nacional e abertura oficial da Conferência pelas autoridades do Estado e a ministra chefe da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República, Luiza Bairros.

19h50 – Palestra Magna proferida por Eunice Lea de Moraes, Assessora Federativa e Coordenadora Nacional do Fórum Intergovernamental de Promoção da Igualdade Racial (Fipir).

Dia: 22 de agosto de 2013

Na quinta-feira (22), o evento continua no Hotel Chácara do Lago (rua Bom Retiro 1090), em Campo Grande.

Das 7h30 às 9h – Credenciamento dos delegados e convidados

 8h – Aprovação do Regulamento da III Conepir-MS

 9h – 1º Painel – “Participação política e Controle Social: Igualdade Racial nos espaços de decisão e mecanismos de participação da Sociedade Civil no monitoramento das políticas de igualdade racial”. Palestrante Denise Antônio de Paulo Pacheco, coordenadora do Instituto de Pesquisa e Assessoria em Gênero, Raça e Etnia do Estado de Minas Gerais.

9h50 – 2º Painel – “Políticas de Igualdade Racial no Mato Grosso do Sul – Avanços e Desafios”.  Palestra com a Profª Drª Raimunda Luzia de Brito – coordenadora Especial de Políticas para a Promoção da Igualdade Racial em MS.

10h40 – Debate

11h50 – Intervalo para o almoço

13h20 – 3º – Painel – “Arranjos Institucionais para assegurar a sustentabilidade das políticas de igualdade racial: Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir), órgãos de promoção da Igualdade Racial, fóruns, gestores, conselhos e ouvidorias”. Palestrantes Angela Gomes e Dalila Negreiros, conselheiras do Sinapir.

14h10 – 4º Painel – “Estratégias para o desenvolvimento e o enfrentamento ao racismo;” Palestrante Profª Drª Maria José de Jesus Alves Cordeiro – titular da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS).

15h – Debate

16h – 4 Grupos de Trabalho

Dia: 23 de agosto de 2013

8h – Conclusão dos Grupos de Trabalho

10h30 – Plenária Final para aprovação das propostas  

12h30 – Intervalo para o almoço

14h – Eleição dos Delegados (as)

15h30 – Encerramento da III Conepir-MS

Tereza da Penha