Concurso busca repensar o papel do MIS na sociedade; inscrições estão abertas

Foram reabertas as inscrições para o concurso “Repensar e reimaginar o MIS antes e pós-pandemia em imagens e sons”, que visa selecionar fotografia, vídeo, música, áudio e/ou desenho em especial storyboard com o tema “O futuro dos museus: recuperar e reimaginar”.O concurso é uma parceria do MIS com o Cine Café.

O tema foi escolhido com o objetivo de provocar a sociedade para as formas espontâneas de valorização dos bens culturais, buscando enfatizar essas manifestações e trazer à luz o debate sobre o futuro dos museus numa linguagem atual e interativa.

O Concurso tem como objetivo refletir criativamente e criticamente sobre a relevância do MIS para a sociedade sul mato-grossense e provocar na comunidade que frequenta o espaço, ou conhece as atividades do museu, inspiração para os desafios que se impõe ao museu no futuro, principalmente no que se refere aos avanços tecnológicos, acessibilidade e a relação do MIS com a sociedade.

Kezia Miranda, presidente do Cine Caf, explica que com a pandemia do novo coronavírus, foi necessária uma adaptção às novas regras de distanciamento social, aos protocolos de biossegurança, de forma a ressignificar as formas de produção de conteúdo, de interação social. “Sabemos que o consumo artístico e o consumo cultural mudaram, e de uma maneira geral precisamos ter uma nova relação com os espaços culturais, como o de um museu. O MIS sempre foi um espaço de acolhimento, de reflexões culturais, e de certa forma nós perdemos isso com a interrupção das atividades presenciais. Então nós pensamos numa iniciativa que pudesse retomar esta memória afetiva do MIS e propusemos este concurso para selecionar materiais artísticos com esta proposta: como você imagina o MIS no futuro? Qual é o futuro que nós estamos construindo a partir de hoje?”.

As fotografias inscritas devem ter no mínimo 3mp (três megapixels) inédita, com data, local da foto; descrição da situação fotografada e título da fotografia; os desenhos devem ter duas laudas com data, inédito, descrição da situação desenhada e título; as músicas devem ter até dois minutos, inédita, com título; o áudio deve ser de até um minuto, inédito; o vídeo deve ter até três minutos, inédito, com título.

A inscrição para este concurso implicará na aceitação tácita, por todos os participantes, de eventual divulgação, assimcomo autorização do uso de imagens, títulos, descrições, nomes e datas, em qualquer meio de divulgação e promoção, sem ônus ou termo de retribuição.

Os premiados receberão, na sede do Museu da Imagem e do Som, 01 kit Cultural em data e horário organizado pelo Cine Café, com as devidas medidas de segurança necessárias em função da pandemia do Covid-19. Menores de idade deverão estar acompanhados dos pais ou responsáveis.

As inscrições vão até 30 de julho e podem ser feitas pelo link: https://bityli.com/Lc2eS . A inscrição é individual e será efetivada via Google Forms da fotografia, vídeo, música, áudio/declamação, relato gravado, ou desenho story board anexado(a), acompanhado do nome completo; endereço completo; telefone fixo ou celular; e-mail para contato; data de nascimento e CPF.

Mais informações podem ser obtidas no Museu da Imagem e do Som (MIS-MS) pelo telefone (67) 3316-9178, de segunda a sexta-feira das 7h30 às 17h30, ou pelo celular (67) 99935-8982. Se preferir, pode enviar e-mail para: cinecafe.comunicacao@gmail.com

Por – Portal MS