COMPUTADORES DE CÂMARA MUNICIPAL DE COSTA RICA SÃO HACKEADOS E TÊM ARQUIVOS CORROMPIDOS

Na manhã desta quarta-feira (26), o diretor-geral da Câmara Municipal de Costa Rica, cidade a 384 quilômetros da Capital, procurou a polícia para denunciar que os computadores foram hackeados. O fato aconteceu há um mês e atrasou a atualização do portal da transparência.

Conforme o boletim de ocorrência, registrado pelo diretor, no dia 27, por volta das 8 horas, ele tentou acessar alguns arquivos armazenados na rede de computadores da câmara e não conseguiu. Segundo ele, o suporte técnico foi acionado, constatando que a rede tinha sido invadida por hackers ou atacada por um malware, uma espécie de ‘vírus’.

De acordo com o registro, todos os arquivos foram corrompidos, como planilhas, dados do sistema de contabilidade, folhas de pagamento, protocolos, licitações, entre outros. A suspeita é de que tratava-se de um ‘sequestro’ dos arquivos, em que é exigido o pagamento de certa quantia em dinheiro para que o usuário volte a ter acesso normal à rede.

O caso foi registrado como extorsão, mas não há informação se foi paga alguma quantia pelo município. Segundo o diretor, o problema evitou também a atualização do portal da transparência.

 

MÍDIAMAX