Como usar batom vermelho: o poder da maquiagem com lábios vermelhos

As maquiagens com batom vermelho fazem muito sucesso entre as celebridades, blogueiras e as mulheres em geral. A cor, clássica, já faz parte do arsenal feminino de beleza desde que o batom foi inventado no final do século 19 pela Guerlain. E se mantém soberana quando se trata de maquiagem, afinal é um dos batons mais usados pelas mulheres.

A popularidade da cor é indiscutível: ela deixa qualquer maquiagem poderosa, mesmo as mais suaves, e adiciona um toque extra de classe e sensualidade elegante na aparência feminina. A seguir você confere um guia completo para tirar o melhor proveito dos batons vermelhos na sua maquiagem.

Passo a passo: maquiagem clássica com batom vermelho

maquiagem com batom vermelho 2 Como usar batom vermelho: o poder da maquiagem com lábios vermelhos

Fotos: Thinkstock

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O grande trunfo desta maquiagem é que ela combina com qualquer tom de pele e, embora seja simples de fazer, ela é uma maquiagem sofisticada que pode ser usada à noite, para festas, casamentos, balada, entre outros eventos noturnos.

Se você pretende usar esta maquiagem durante o dia, a sugestão é usar um batom vermelho que seja mais suave, como aqueles com tom parecido com a “cor de boca”.

Optando por esses tons, a maquiagem fica mais discreta e adequada ao horário. Para usá-la à noite, opte por um vermelho vivo ou vermelho escuro. Essa maquiagem do tutorial abaixo é muito versátil, democrática, e se adapta tanto ao dia quanto à noite. Use sem restrições!

Tutorial de maquiagem com lábios vermelhos e delineado gatinho

maquiagem com batom vermelho Como usar batom vermelho: o poder da maquiagem com lábios vermelhos

Foto: Thinkstock

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  1. Prepare a pele limpando-a, tonificando e depois aplique o primer de base na zona T e nos pontos mais oleosos do seu rosto;
  2. Aplique a base usando um pincel sintético ou os dedos;
  3. Em seguida, aplique blush nas maçãs do rosto. Para essa maquiagem, use um tom de terracota, aplicando de forma bem suave. O ideal é aplicar o blush mais neutro possível, segundo a make up artist Brigitte Calegari;
  4. Com um pincel de cerdas naturais “fofinho”, aplique o pó facial no seu rosto;
  5. Use um cotonete para limpar resíduos de maquiagem da sobrancelha e use um lápis de sobrancelha para defini-la;
  6. Aplique delineador na pálpebra, fazendo o desenho estilo “gatinho”, com um puxadinho para fora;
  7. Passe três camadas de máscara de cílios aguardando cerca de 1 minuto entre cada uma;
  8. Por fim, delineie os lábios com um lápis de boca vermelho de tom semelhante ao batom escolhido e preencha os lábios com o batom.

Batom vermelho: 20 opções para você escolher e comprar

Se você ainda não tem um batom vermelho no seu kit de maquiagem ou tem mas deseja aumentar sua coleção, confira abaixo algumas opções nacionais e importadas, de diferentes tons e preços para deixar seus lábios lindos e vermelhos. E se você ficar em dúvida com tantas opções e não souber qual mais combina com seu tom de pele, lembre-se: peles claras combinam com tons abertos (vivos) e peles morenas e negras combinam mais com tons fechados (mais escuros).

Vídeos: 3 tutoriais de maquiagem com batom vermelho

Hoje em dia, aprender uma maquiagem é questão de ter tempo e paciência. É possível encontrar muitos tutoriais de maquiagem em vídeo, foto e texto, por isso toda mulher que quer aprender tem muitos recursos para fazer isso. Nesse sentido, os vídeos são uma ferramenta muito poderosa, pois permitem que você veja detalhadamente cada passo de um look. Abaixo, você pode ver uma seleção de tutoriais em vídeo que mostram três sugestões diferentes de maquiagens com batom vermelho. Assista, pratique e arrase!

No vídeo a seguir, a blogueira Camila Coelho, do Supervaidosa, ensina uma maquiagem elegante com batom vermelho que pode ser usada em eventos noturnos e que combina com todo tipo de pele.

Para as mais ousadas, a blogueira e maquiadora Alice Salazar ensina uma maquiagem olho tudo e boca tudo, com batom vermelho e esfumado preto nos olhos. Confira o passo a passo:

E quem disse que batom vermelho de dia não pode? Pode sim! Tudo depende do seu estilo. Se você acha que combina com você, use sem medo. No vídeo abaixo você confere uma sugestão de maquiagem leve com batom vermelho para usar no dia a dia:

Dicas e truques de maquiagem com batom vermelho

A makeup artist Brigitte Calegari ensina seus truques para conseguir lábios perfeitos com o batom vermelho:

  1. Dentes brancos destacam mais o batom vermelho. Faça clareamento se for necessário ou use creme dental branqueador diariamente;
  2. Batons matte com textura seca são mais difíceis de aplicar, mas em contrapartida, duram mais e borram menos;
  3. Delinear a boca com lápis antes de aplicar o batom é essencial para dar o acabamento perfeito. E se quiser defini-la com mais precisão, use corretivo ao redor dos lábios antes de passar o lápis para delinear;
  4. Aplicar iluminador na pele entre os lábios e o nariz ajuda a destacar o batom vermelho;
  5. Após aplicar o batom, “beije” um lencinho de papel para remover o excesso de produto e evitar manchar copos e outros objetos;
  6. Sempre que usar batom vermelho, leve o produto na sua bolsa para retocar;
  7. Para um efeito de boca volumosa, delineie a boca com lápis vermelho escuro e preencha o meio com vermelho vivo. Assim sua boca ficará com um degradê que aumenta o volume. Mas misture bem as duas cores para não ficar uma divisão marcada;
  8. Cuidado com os dentes ao usar batom vermelho, ele pode borrar. Fique de olho e sempre que possível confira se os dentes não mancharam;
  9. Algumas horas antes de usar o batom vermelho matte com textura seca, hidrate os lábios com um balm;
  10. Aplicar o batom vermelho com um pincel de boca é o ideal para um resultado perfeito;
  11. Se você borrar o batom, não corrija com cotonete e removedor de maquiagem. Em vez disso, conserte o borrão com corretivo.

Inspire-se: 6 ideias de maquiagem com batom vermelho

É sempre uma boa ideia buscar maquiagens diferentes para inspirar suas produções, assim, você conhece outras formas de se maquiar para variar no visual e ainda aprende técnicas novas. Veja abaixo algumas maquiagens feitas por blogueiras e maquiadores e aproveite as ideias que mais gostar nas suas próprias maquiagens:

maquiagem batom vermelh brigitte calegari Como usar batom vermelho: o poder da maquiagem com lábios vermelhos

Foto: Reprodução / Ateliê Brigitte Calegari

 

maquiagem batom vermelh camila coelho Como usar batom vermelho: o poder da maquiagem com lábios vermelhos

Foto: Reprodução / Supervaidosa