Comércio a história através das fotografias

Famosa Casa Popular de Feis Aidar conhecido por todos na região fronteiriça por “primo”. O comercio foi inaugurado nos anos de 1960, foi o primeiro predio comercial da época.

Na mesma imagem se destaca, em primeiro plano antiga loja de moveis e eletroeletrônicos CARAVELO.

Feis Aidar, imigrante libanês, um comerciante visionário e empreendedor para seu tempo, fora ele o primeiro a construir para época um prédio em meios a casas, seria o primeiro do lado brasileiro, em cima era sua residência e na parte de baixo a famosa “Galeria Popular”, O prédio rendeu homenagens e felicitações ao “Primo” Feis Aidar, políticos, empresários e comerciantes locais foram na inauguração.

Curiosidade que muitos fronteiriços na época falaram que o “Primo” teria encontrado um dos tesouros de Lopéz da “Guerra do Paraguai”, a lendária “Plata Yvyguy”, pois ele já possuía uma casa comercial de pequeno porte e construiu uma grandiosa estrutura para época, mas como todo causo vira lenda, essa história se espalhou por muito tempo, “Primo” sabia gastar o necessário e poupar para sempre ter, nunca esbanjou seus lucros, esta era a fonte de seu “tesouro”. Regra universal de todo bom comerciante.

“Primo” Feis Aidar, faleceu em 1992, mas ainda é lembrado com carinho por todos que conviveram com essa figura política, histórica e cultural da região fronteiriça. Um homem além de seu tempo de caráter irrefutável, sempre mantinha a palavra dada quando se tratava de negócios. Mesmo após seu falecimento a Casa Popular seguiu suas atividades até 2010, encerrando suas atividades comerciais na região fronteiriça.

Ao lado Caravelo conhecida loja de móveis, eletroeletrônicos da região fronteiriça.

Pesquisa Yhulds Bueno.

FONTE: Yhulds Giovani Pereira Bueno