Começou nesta segunda-feira o Censo Demográfico 2022 em Bela Vista

A reportagem do jatobanews conversou com o Agente Censitário Municipal Ângelo A. R. Abadie, que comentou como será o trabalho dos recenseadores no município sul-mato-grossense.

Segundo ele a população estimada de Bela Vista é de 24.842 pessoas, com 9.995 residências que serão visitadas pelos agentes recenseadores.
As pessoas que vão sair às ruas para realizar a pesquisa são chamadas de Recenseadores e eles foram treinados para realizar as entrevistas da melhor maneira possível.

Em Bela Vista são 21 Recenseadores que irão abordar todas as residências em área urbana, rural e em território indígena desde hoje 01.08.2022 com prazo de término previsto para o mês de novembro.
Como será feita abordagem do morador

Ângelo Abadie informou que todas as casas de Bela Vista serão recenseadas e a abordagem é feita com os moradores de cada residência, visando obter dados de casa residência que serão convertidos em dados estatísticos no intuito de registrar a real situação de nossa cidade, de cada bairro e de cada residência.

Ele falou que os dados são totalmente sigilosos, não existe nenhuma relação do IBGE com qualquer entidade política ou mesmo outros órgãos como Receita Federal. O resultado da pesquisa será público e será estatístico, de modo que será possível conhecer a infraestrutura de cada local, assim estes dados podem ser utilizados na aplicação de políticas públicas e até mesmo por entidades privadas para criação de estratégias de investimento.

A participação e cooperação de todos é fundamental justamente para que a realidade seja registrada de modo estatístico e as eventuais demandas de cada região possam ser futuramente sanadas com as devidas políticas públicas.

Todos os Recenseadores terão seu trabalho supervisionado no intuito de que seja seguido o protocolo ideal para que as pessoas sejam abordadas da maneira devida e que os dados registrem a realidade do município.

Veja um pouco mais da importância do Censo Demográfico no vídeo aqui no jatobanews.

Fonte: Jatoba Noticia – Armando Loureiro