Começa nesta semana a tradicional festa do banho de São João de Corumbá

Nesta quinta-feira (22), começa em Corumbá o tradicional banho de São João, considerada uma das maiores festas juninas do Brasil.

 

A descida de andores para batizar a imagem do santo no Rio Paraguai acontece entre a noite do dia 23 a madrugada de 24, serão mais de 100 andores, segundo a prefeitura de Corumbá, que ainda anunciou duas atrações para esquentar a festa deste ano, Falamansa e a dupla sertaneja Edson e Hudson, além da participação de artistas regionais.

 

Divulgação/Assessoria

Começa nesta semana a tradicional festa do banho de São João de Corumbá

Mais de 100 andores descerão a ladeira Cunha e Cruz

O palco dos shows e outras atividades culturais, como a roda do cururu e do siriri, será montado na Rua Manoel Cavassa, no porto geral, onde estão sendo esperadas 10 mil pessoas por dia. No local, também vai funcionar uma praça de alimentação com comidas típicas da região, como sarravulho, quebra-torto e paçoca. É uma festa junina tradicionalmente sem fogueira, mas a descida dos andores é marcada por show pirotécnico.

 

O tema escolhido para 2017 foi “Onde a fé une, a alegria reina”, a manifestação que ganha visibilidade nacional com o apoio do Ministério do Turismo (Mtur), foi lançada esta semana pelo prefeito Ruiter Cunha de Oliveira, que destacou o fato de Corumbá ter sido selecionado entre os cinco maiores destinos indutores dos festejos juninos pelo Mtur, cuja conquista vai potencializar o turismo religioso e histórico da região, que tem a maior porção do Pantanal.

 

Divulgação/Assessoria

Começa nesta semana a tradicional festa do banho de São João de Corumbá

“Temos motivações especiais para celebrar com a comunidade o São João deste ano”, diz o prefeito. “O Ministério do Turismo passa a dar todo apoio para a divulgação dentro e fora do País da nossa festa, o que reforça também o processo de reconhecimento do ritual do banho como patrimônio imaterial nacional,  que está em fase final de apreciação pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional)”, acrescentou.

 

Estiveram na cidade branca, uma turismóloga e um jornalista do Ministério do Turismo, para traçar um roteiro que será apresentado a profissionais da mídia nacional especializados em turismo que acompanharão a festa. Os representantes do Mtur, além de conhecerem os atrativos turísticos da cidade, conheceram as belezas do Pantanal, em passeio pelo Rio Paraguai, e visitaram as casas dos festeiros, os quais organizam a descida dos andores.

 

Mais informações podem ser encontradas no site da festa.

Cristiano Arruda
Capital News