Combate a DENGUE tem sido intensificado em Maracaju

 


   A Prefeitura de Maracaju- Secretaria de Saúde- Departamento de Endemias informa a população às ações que estão sendo desenvolvidas para o controle da Dengue, com o objetivo principal de prevenir o aumento de casos no município.

       A Retirada e eliminação de depósitos que servem de criadouros (PNEUS) está sendo feita em 100% da cidade e no Distrito de Vista Alegre. Participa desta ação: Secretaria de Saúde com seus agentes de saúde, endemias, a Secretaria de Obras, com o apoio de servidores, de equipamentos e veículos para transporte dos lixos. O vereador Beto Schwin reivindicou também a retiradas dos pneus em Vista Alegre.

    Está sendo feito o mapeamento dos casos notificados de dengue no município para facilitar o trabalho de campo, orientando através do mesmo as áreas que estão com maior índice de notificações para a doença dando preferência para iniciar o trabalho naquelas regiões.

    Foi solicitada para a equipe de Vigilância Epidemiológica e hospital do município que solicite ao laboratório a realização de coleta de material (sangue) o mais rápido possível para a realização de isolamento viral nos casos que são possíveis a realização. Este procedimento irá contribuir com o trabalho, pois indicará para a equipe qual o tipo de vírus (DEN1, DEN2, DEN3, DEN4) que esta circulando em nosso município.

     Esta sendo realizadas durante a ação de controle manual, informação via imprensa oficial, ações educativas, onde os agentes passam pelos imóveis levando informações a respeito da doença, quais os procedimentos a serem tomados pelo morador caso tenha alguém com suspeita de dengue na casa e quais as medidas que tem que ser tomada no seu imóvel.

      Ações de bloqueio químico (passagem de veneno) com a UBV costal (fumaçê costal) nas regiões onde estão surgindo casos notificados de dengue. Segundo o Departamento de Endemias é importante lembrar que este trabalho de intervenção química (passagem do veneno fumacê) e a intervenção mecânica só poderá ser executados após avaliação da equipe da Secretaria Estadual de Saúde (Coordenação Estadual de Controle de Vetores) para ser analisado os impactos causados por ela.

    Enquanto não é feito esta avaliação à equipe de endemias do município continua executando normalmente com sua equipe as ações diárias preconizadas pelo programa nacional de controle da dengue. (P.N.C. D).

 

A população pode ainda acessar também o link: http://www.maracaju.ms.gov.br/saude.html

  Denunciarem os possíveis criadouros de Dengue no nosso município. Basta apenas clicar na figura que abrirá um formulário para preencher e enviar sua denuncia para a Secretaria de Saúde do  município.