Com relatório em mãos e acordo costurado, Flamengo avalia prós e contras para chegada de Guarín

Cartas na mesa e relatório minucioso em mãos. O Flamengo já sabe o que precisa fazer para contratar Fredy Guarín, já sabe que o colombiano quer defender o clube, só não sabe ainda se quer contar com ele no elenco. Com conversas bem encaminhadas por um contrato de três meses, o Rubro-Negro avalia prós e contras da contratação.O acordo pelo curto período com possibilidade de renovação até o fim de 2020 não é problema. O próprio staff do volante acredita em ofertas da MLS para a próxima temporada, o que facilitou o entendimento. A diretoria do Flamengo, por sua vez, discute com Jorge Jesus os benefícios da chegada imediata de Guarín.

O departamento de inteligência vasculhou todo o histórico recente do colombiano para apresentar ao treinador. O material conta desde informações básicas, passando por estatísticas e até mapa de calor que pontua o posicionamento do jogador em cada partida pelo ex-clube, Shanghai Shenhua. O longo período de inatividade é um dos fatores analisados.

Cartas na mesa por Fredy Guarín

  • Flamengo oferece contrato de 90 dias com renovação por um ano
  • Colombiano não entra em campo há 75 dias
  • Informação de que não há histórico de lesão ou problemas físicos
  • Volante tem sondagens da MLS para 2020
  • Janela fecha no dia 27 de setembro

A última partida de Guarín foi disputada em 6 de julho, há 75 dias, praticamente o mesmo prazo do contrato que está engatilhado (90 dias). O Flamengo entende que, caso busque o reforço, não há tempo para recuperação física ou adaptação, é preciso estar pronto, casos de Gérson e Pablo Marí.

Guarín foi titular da Colômbia na Copa de 2014 — Foto: Agência Reuters

Guarín foi titular da Colômbia na Copa de 2014 — Foto: Agência Reuters

Por outro lado, as informações dão conta de um jogador com bom condicionamento físico e sem histórico de lesões. Com os termos para um acerto engatilhados, o clube agora coloca tudo na balança para não dar um tiro na água. O que aconteceu com Ramires, no Palmeiras, é um exemplo do que o Flamengo não quer passar.

O prazo para uma decisão é o dia 27 de setembro, quando encerram as inscrições tanto para o Brasileirão quanto para a semifinal da Libertadores. O Rubro-Negro não tem pressa por uma resposta imediata.

Enquanto avalia a contratação de Guarín, o Flamengo se prepara para encarar o Cruzeiro, sábado, às 17h (de Brasília), pela 20ª rodada do Brasileirão. Com 42 pontos, a equipe é a líder isolada da competição.