Com prêmio de até mil reais, campeonato de estilingue em MS relembra infância

Selvíria fica a 410 km da Capital e tem cerca de seis mil habitantes, é uma típica cidade pequena, pacata e interiorana. Mas este fim de semana está sendo aguardado pelos habitantes de Selvíria: o primeiro campeonato de estilingue da cidade. “Está todo mundo comentando na cidade”, conta o organizador, o segurança Elber Freitas Moreira, de 30 anos.

Elber sempre gostou de estilingue. “Morava em sítio, brincava todo dia”. A ideia surgiu depois de ver campeonatos de estilingue nas cidades vizinhas. Em Aparecida do Taboado, o torneio já está em sua quinta edição. “Consegui patrocínio com amigos, comerciantes e resolvi trazer para cá o campeonato”, explica o segurança.

O campeonato de estilingue será realizado no domingo (13), a partir das 9 horas, no Ginásio Municipal de Esportes. A inscrição é de R$ 25 e pode ser feita na hora. Só poderão participar homens a partir de 16 anos. Para quem não tem estilingue, Elber colocará alguns à venda, por R$ 10. O cartaz do evento reforça: só vale estilingue caipira. “Tem aqueles estilingues de apoio, profissional, esses não valem”.

Serão cinco alvos de doze centímetros de altura por quatro de largura, que ficarão a um metro e dez centímetros do chão, e a sete metros do atirador. A disputa será entre dois sorteados. Cada um recebe cinco pedrinhas. Quem acertar menos é eliminado. Na final, quando só sobrarem oito competidores, serão dez pedrinhas para cada.

Mira boa, bolso cheio

A premiação será em dinheiro, para os cinco primeiros colocados. O campeão ganhará mil reais, o vice quinhentos reais, o terceiro quatrocentos reais, o quarto trezentos reais e o quinto duzentos.

O organizador acredita que o campeonato terá pelo menos 120 participantes. “Espero que vire tradição na cidade, se der certo até aumentaremos a premiação. Tem cidade que dá até moto para o campeão”, promete Elber.