Com frio e coronavírus, doações de sangue estão 40% abaixo do ideal em Campo Grande

Hemosul adotou medidas de segurança e pede que doadores usem máscara

O número de doações de sangue está, em média, 40% abaixo do ideal no Hemosul de Campo Grande. O cenário da pandemia e o frio têm reduzido a procura de doadores e os estoques dos tipos sanguíneos O positivo e O negativo – mais utilizados pelos hospitais – estão baixos.

Conforme a assessoria do Hemosul, o ideal é uma média de 150 doações por dia para manter os estoques de sangue em um nível bom. A média dos últimos dias tem estado em torno de 90 doações, valor 40% abaixo do ideal.

Outro fator que tem diminuído o número de doações é o fato de que pessoas do grupo de risco estão evitando sair de casa.

Medidas de segurança

O Hemosul pede que os doadores compareçam de máscara. A entidade esclarece que entre as medidas para evitar a disseminação do coronavírus está o distanciamento entre cadeiras, uso de máscara por todos os funcionários e o uso de álcool em gel.

Para evitar aglomeração, também estão sendo feitos agendamentos para a doação. Em Campo Grande, os telefones são: (67) 3312-1516 e (67) 3312-1529. Foi disponibilizado ainda o número (67) 99298-6316, exclusivamente para mensagens por whatsapp.

Para doar, é necessário ter em mãos documento oficial com foto, estar bem alimentado e bem de saúde, ter mais de 55 quilos, e ter idade entre 16 e 69 anos. Doadores que tenham entre 16 e 17 anos, precisam estar acompanhados dos pais ou responsável legal.

O Hemosul fica na avenida Fernando Correa da Costa, 1304, no centro de Campo Grande, e atende de segunda à sexta-feira, das 7h às 17h, e aos sábados, das 7h às 12h.

midiamax