Com estoque baixo, Hemosul convoca “mutirão” de doação de sangue neste sábado

Para reforçar o estoque de sangue e melhorar o atendimento nos hospitais do Estado, a Rede Hemosul MS convoca os doadores de todas as tipagens sanguíneas a participarem de um mutirão de doação de sangue nas unidades Hemosul de seus respectivos municípios, neste sábado (2) e domingo (3).

A coordenadora geral da Rede Hemosul MS, Marina Sawada Torres, destaca que o Hemosul de Dourados, localizado a 251 km da Capital, enfrenta baixo estoque de sangue. Ela solicita o apoio dos doadores de Campo Grande, Paranaíba, Ponta Porã e Três Lagoas.

Atualmente, o estoque de sangue tipo O+ encontra-se em estado de emergência, contando apenas com 41% do necessário conforme previsto pelo estoque estratégico. “Para colaborar com a reposição do estoque e assegurar o atendimento no hemocentro regional de Dourados, contamos com suas doações de sangue, especialmente dos tipos O+ e O-. No entanto, todos os tipos sanguíneos são bem-vindos”, explica Marina

Para doar sangue, os interessados devem comparecer a uma das unidades de coleta portando um documento oficial com foto. É necessário ter entre 16 e 69 anos, sendo que menores entre 16 e 17 anos devem estar acompanhados pelo pai, mãe ou responsável legal.

Além disso, o doador deve pesar 51kg ou mais e estar bem alimentado e hidratado para realizar a doação.

Fonte: Campo Grande News