Com 16% do efetivo da Segurança Pública em MS, servidores da Agepen recebem primeira dose da vacina contra Covid-19

Enquadrados como público-alvo da vacinação contra a Covid-19, os profissionais da segurança pública estão recebendo a primeira dose da imunização. Atuando na linha de frente do sistema carcerário de Mato Grosso do Sul, mais de 1,9 mil servidores ativos da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen) estão sendo contemplados.

Somente em Campo Grande, foram 888 agentes penitenciários convocados para receberem a vacina, que atuam em unidades penais, assistenciais e administrativa.

A ação aconteceu por meio da parceria entre a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), a qual organizou a listagem dos nomes dos servidores encaminhadas pelas diferentes forças de segurança, e a Secretaria Estadual de Saúde (SES), por meio das secretarias municipais, responsável pela organização da logística e administração das doses.

O diretor-presidente da Agepen, Aud de Oliveira Chaves, parabeniza a iniciativa dos órgãos públicos envolvidos nesse mutirão de vacinação realizado em prol desses profissionais e agradece a adesão dos servidores penitenciários na imunização.

“Priorizar a vacina para os servidores demonstra o importante papel que a segurança pública desempenha para a sociedade. Além disso, vai proporcionar mais proteção durante a realização das atividades dentro e fora das unidades prisionais do estado”, afirma, reforçando que as práticas sanitárias e de biossegurança serão mantidas.

Carol ressalta que a vacina trará maior proteção
durante o trabalho

A Agepen representa mais de 16% de todo o efetivo da segurança pública, com 1.920 servidores penitenciários ativos. Ao todo, as forças estaduais de segurança pública são cerca de 12 mil servidores em todo o estado, sendo mais da metade somente em Campo Grande.

Além dos servidores ativos, também foram incluídos os procuradores de entidades públicas e os servidores cedidos para outros órgãos.

No início do mês, foram imunizados servidores da ativa a partir de 41 anos que atuam em Campo Grande, e no último sábado (10.4), foram contempladas as demais faixas etárias. Os aposentados estão seguindo os calendários de idade estabelecidos pelos órgãos de saúde.

Integrante do Comando de Operações Penitenciárias (COPE) da Agepen, a servidora Carolina Alves dos Santos, ressalta que no cenário atual a vacina é de suma importância.

“Trabalhamos em contato direto com presos durante as escoltas e na intervenção prisional. Cuidando da gente, cuidamos dos nossos, que nos esperam em casa de braços abertos e em orações! Não esquecendo que os protocolos de biossegurança precisam continuar, para que tudo isso passe logo”, revela a servidora.

Nas cidades do interior, servidores da Agepen também já estão recebendo a vacina contra a Covid-19, como Caarapó, Cassilândia, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Paranaíba, Ponta Porã, São Gabriel do Oeste, Três Lagoas, entre outros.

José Mendes parabeniza o engajamento do poder
público na disponibilização da vacina

Lotado no Estabelecimento Penal Masculino de Coxim, o servidor José Mendes Magalhães, destaca a satisfação de todos da unidade terem recebido a primeira dose da vacina. “Agradeço o engajamento e eficiência do poder público no empenho de inserir o efetivo da segurança pública no rol de prioridades para vacinação contra a Covid-19”, comemora.

Quem não conseguiu tomar a vacina nas datas estipuladas, deve aguardar o anúncio da repescagem, prevista para acontecer nas próximas semanas.

Tatyane Santinoni, Agepen