Classificado e com liderança garantida, Cruzeiro mira melhor campanha geral na Libertadores

Por Diogo Finelli e Gabriel Duarte — de Belo Horizonte

Quatro vitórias em quatro jogos, oito gols marcados, nenhum sofrido, liderança do Grupo B e classificação para as oitavas de final já garantidas. Com este retrospecto na Copa Libertadores, o Cruzeiro, que no sábado conquistou o bicampeonato mineiro sobre o Atlético-MG – este ano o título veio de forma invicta -, tem como objetivo encerrar a fase de grupos da competição continental com a melhor campanha geral. Faltando duas rodadas, a Raposa, e os paraguaios Cerro Porteño e Libertad são os únicos times com 100% de aproveitamento até aqui.

Nesta terça-feira, o time cruzeirense encara o Deportivo Lara, às 17h (de Brasília), no estádio Metropolitano de Lara, em Cabudare, na Venezuela. Na última rodada, o Cruzeiro vai receber o Emelec-EQU, no dia 8 de maio, no Mineirão.

Léo destaca importância de vencer o Lara, na Venezuela, para seguir com melhor campanha geral — Foto: Vinnicius Silva/CruzeiroLéo destaca importância de vencer o Lara, na Venezuela, para seguir com melhor campanha geral — Foto: Vinnicius Silva/Cruzeiro

Léo destaca importância de vencer o Lara, na Venezuela, para seguir com melhor campanha geral — Foto: Vinnicius Silva/Cruzeiro

Apesar da situação tranquila na Libertadores, com a vaga na próxima fase e a liderança da chave garantidas, a equipe de Mano Menezes ainda tem planos na competição. Manter os 100% de aproveitamento é uma das metas. A outra é terminar a fase de grupos com a melhor campanha geral e, assim, decidir os duelos da fase mata-mata em casa até a semifinal, uma vez que a decisão do torneio, a partir desta temporada, será em jogo único (este ano em Santiago, no Chile).

– Este é um grande objetivo mesmo na primeira fase (ter a melhor campanha geral). A gente vai em busca da vitória, a gente sabe que vai ser um jogo difícil. Libertadores sempre é um jogo complicado, tem as dificuldades. Mas a gente vai para buscar o resultado e fazer um bom jogo na Venezuela – disse o zagueiro Léo.

O adversário desta terça-feira tem muito interesse no jogo, uma vez que o Lara ocupa a segunda colocação do Grupo B, com cinco pontos, dois a mais que o Emelec-EQU e quatro a mais que o Huracán-ARG. E o meia Thiago Neves, que será titular no meio-campo cruzeirense, deixa claro que a Raposa não vai entrar em campo para cumprir o protocolo, por já estar com a situação definida na Libertadores.

– Eles (Deportivo Lara) devem estar pensando que a gente vem aqui mole por estar classificado e com uma bela campanha, mas não vai ser assim. Em todo jogo a gente entra firme, entra forte, porque cada jogador está procurando seu espaço e quer mostrar ao treinador que tem condição de ser o titular o time.

Na última rodada, o Lara empatou com o Emelec no Equador — Foto: Ariel Ochoa/EFENa última rodada, o Lara empatou com o Emelec no Equador — Foto: Ariel Ochoa/EFE

Na última rodada, o Lara empatou com o Emelec no Equador — Foto: Ariel Ochoa/EFE

De olho nos concorrentes

Além do Cruzeiro, outros dois times seguem com 100% de aproveitamento nesta edição da Copa Libertadores: os paraguaios Libertad e Cerro Porteño. Logo, além de vencer o Deportivo Lara, na Venezuela, o Cruzeiro também está de olho na performance dos seus concorrentes, neste momento, pela melhor campanha geral na competição.

Líder do Grupo H, com 12 pontos, o Libertad recebe o Grêmio, nesta terça-feira, às 19h15 (de Brasília), no estádio defensores del Chaco, em Assunção, no Paraguai. A equipe brasileira, que ocupa a terceira colocação, com quatro pontos, precisa da vitória para ter condições de lutar pela segunda colocação na última rodada, contra a Universidad Catolica-CHI, em Porto Alegre. A equipe chilena ocupa o segundo lugar, com seis pontos, e encara o Rosario Central, na quarta-feira, na Argentina. Na última rodada, o Rosário será adversário do Libertad, no estádio Gigante de Arroyito, na Argentina.

Atacante Óscar Cardozo é um dos principais nomes do time do Libertad — Foto: Alberto Valdés/EFEAtacante Óscar Cardozo é um dos principais nomes do time do Libertad — Foto: Alberto Valdés/EFE

Atacante Óscar Cardozo é um dos principais nomes do time do Libertad — Foto: Alberto Valdés/EFE

Já o Cerro Porteño lidera o Grupo E, o mesmo do Atlético-MG, com 12 pontos. A equipe paraguaia visita o Zamora, lanterna da chave, que ainda não pontuou. A partida será na Venezuela, na quinta-feira, às 17h (de Brasília). Na última rodada, o Cerro também joga fora de casa, contra o Nacional, em Montevidéu, no Uruguai.