CIRCUITO MUNDIAL: Brasil segue com três duplas no torneio feminino em Yangzhou

Maria Clara e Elize Maia avançaram para as oitavas (GettyImage/FIVB)
Maria Clara e Elize Maia avançaram para as oitavas (GettyImage/FIVB)

A representação brasileira na chave feminina em Yangzhou (CHN), etapa quatro estrelas do Circuito Mundial de vôlei de praia, está agora concentrada em três duplas. Nesta sexta-feira (12.10) as seis equipes do Brasil que estavam na competição entraram em quadra, mas apenas Ana Patrícia/Rebecca (MG/CE), Bárbara Seixas/Fernanda Berti (RJ) e Maria Clara/Elize Maia (RJ/ES) conseguiram classificação às oitavas de final, e seguem na disputa por medalhas.

O dia no torneio feminino começou com a rodada final da fase de grupos. Ana Patrícia e Rebecca ficou em primeiro no grupo A depois de vencerem Bárbara Seixas e Fernanda Berti em uma partida decidida apenas no tiebreak (21/17, 20/22 e 15/10). Com isso, Ana e Rebecca foram direto para as oitavas, onde enfrentarão Kolosinska/Kociolelek (POL), somente neste sábado (13.10).

A segunda colocação levou Bárbara e Fernanda à repescagem, mas elas se recuperaram do revés na primeira partida, e acabaram levando a melhor sobre uma dupla local, X. Wang/Y. Xia, por 2 sets a 0 (21/18 e 21/15). Agora, nas oitavas, a dupla carioca irá enfrentar Stockman/Larsen (EUA).

A terceira dupla brasileira a avançar até às oitavas foi Maria Clara e Elize Maia. Elas venceram Sinnema/Bloen (HOL) pela segunda rodada do grupo H por 2 sets a 0 (21/12 e 21/16), e ficaram em terceiro. Na repescagem conseguiram mais uma vitória, desta vez sobre as jovens russas Makroguzova e Kholomina, novamente em dois sets (21/19 e 21/12). Na próxima fase Maria e Elize terão pela frente a dupla canadense formada por Sarah Pavan e Melissa Humana-Paredes.

Outras três duplas do Brasil jogaram nesta sexta-feira entre as mulheres, mas acabaram dando adeus à competição. Ângela/Carol Horta (DF/CE) foi superada por Stubbe/Van Iersel (HOL) por 2 sets a 1 (21/9, 10/21 e 10/15), e terminaram na quarta posição do grupo C. Mesma situação de Tainá e Victoria (SE/MS) que sofreram o revés para as japonesas Murakami e Ishii por 2 sets a 1 (21/14, 19/21 e 10/15).

Josi/Lili (SC/ES) venceu a primeira partida que participou no dia contra M Lin/Zhu Lingdi (CHN) por 2 sets a 0 (21/17 e 21/16), e avançou para a repescagem na terceira posição do grupo B. Mas, na rodada seguinte, a dupla não resistiu à pressão de Amaranta/Lobato (ESP) que venceu por 2 sets a 0 (17/21 e 13/21), o que acabou eliminando as brasileiras.

No sábado, além das oitavas, ainda serão realizadas as partidas das quartas de final e semifinais. A etapa de Yangzhou segue até o próximo domingo (14.10), e dará um total de 150 mil dólares em premiação, 20 mil para cada dupla campeã, que também somará 400 pontos no ranking.

Fonte: Divulgação (AD)