Chuva inunda cidades e causa diversos estragos

As volumosas e constantes chuvas que caem sobre as regiões central, oeste e sudoeste de Mato Grosso do Sul desde o início do mês, além de alagar ruas e casas, desabrigar famílias, também estão enchendo cada vez mais os rios que formam a Bacia do Rio Paraguai. O resultado disso é o aumento de mais de cinco metros do nível de rios como o Aquidauana e o Miranda, e também do próprio Rio Paraguai. Em Porto Murtinho, o prefeito da cidade decretou estado de calamidade pública, e em Aquidauana, a Polícia Civil investiga a morte de duas mulheres, que caíram da ponte e foram levadas pela correnteza.


Ontem, em Porto Murtinho, distante 431 quilômetros da Capital, após a forte chuva que caiu pela manhã a situação era de desespero e destruição. Famílias de três bairros tiveram as moradias invadidas pela enxurrada e foram obrigadas a deixá-las as pressas com o auxílio de voluntários.

Em 48 horas ininterruptas, choveu o equivalmente a três meses de precipitação. A chuva que não dá trégua desde sexta-feira, dia 5, contabilizou 315 milímetros de água até as 13h de ontem. A precipitação mais intensa foi a da manhã de domingo, que provocou inundações nos bairros Salim Cafure, Cohab e Joquei Clube, deixando pelo menos 120 famílias desabrigadas, conforme levantamento realizado pelas autoridades municipais. Os inúmeros estragos obrigaram a prefeitura a decretar estado de calamidade pública.