Chelsea perde apelação à Fifa e fica proibido de contratar nas próximas duas janelas

A Fifa anunciou na manhã desta quarta-feira que rejeitou a apelação do Chelsea contra a suspensão das próximas duas janelas de mercado, no meio de 2019 e início de 2020. A punição tinha sido decidida em fevereiro, por causa da contratação irregular de 29 jogadores menores de idade estrangeiros – ainda foi ratificada uma multa de 600 mil francos suíços (cerca de R$ 2,3 milhões). A sanção não se aplica ao registro de atletas com menos de 16 anos.

Tão logo foi recusada a apelação ao Comitê Disciplinar da Fifa, o clube recorreu da decisão na última instância possível, o TAS (Tribunal Arbitral do Esporte). A próxima janela de transferências se abre na quinta-feira da semana que vem, em 16 de maio.

A decisão pode influenciar o mercado num efeito dominó. Sem poder se movimentar, o Chelsea também deve dificultar a saída de jogadores do seu elenco atual.

O meia belga Hazard, por exemplo, especulado como alvo do Real Madrid em todas as janelas, tem vínculo com o clube inglês até junho de 2020 e pode ficar travado para respirar novos ares. Por outro lado, o zagueiro brasileiro David Luiz, cujo vínculo termina no dia 30 do mês que vem, ganha fôlego na negociação para renovação.

Último reforço confirmado pelo Chelsea, o meia-atacante americano Pulisic poderá jogar pelo clube na próxima temporada, pois foi registrado em janeiro passado e emprestado de volta ao Borussia Dortmund. Mas o volante croata Kovacic e o atacante argentino Higuaín não poderão permanecer e deverão ser devolvidos para Real Madrid e Juventus*, respectivamente.

globoesporte