Cassado, prefeito de Guia Lopes não vai recorrer e promete disputar eleição suplementar

O prefeito de Guia Lopes, Jácomo Dagostin (PMDB), foi cassado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) por irregularidades com o vice, Ney Marçal (PT). O TRE votou pela cassação do prefeito por conta de uma condenação de Ney Marçal por captação ilícita no ano de 2004.

Procurado pelo Midiamax, o prefeito Jácomo Dagostin disse que está tranquilo e não vai recorrer da decisão do TRE. Ele afirmou que a aprovação do mandato pela população lhe deixa tranquilo para concorrer novamente na eleição suplementar que deve ser marcada.

“Ficou claro na fala do advogado e do próprio procurador, quando fez a exposição do parecer jurídico, que não há nada que me impeça. Foi um problema com meu vice e de oito anos atrás. Estou bem com a população e vou concorrer novamente”, garantiu.

O prefeito Jácomo Dagostin foi eleito com 3.418 votos, o que significa 56,39% dos votos válidos. A legislação eleitoral prevê convocação de nova eleição quando o prefeito cassado for eleito com mais de 50% dos votos válidos. Por isso, o TRE/MS deve convocar novas eleições em Guia Lopes.

O TRE já cassou o mandato de oito prefeitos em Mato Grosso do Sul. Bonito e Sidrolândia foram as primeiras cidades a realizarem eleições suplementares. No dia 7 de julho, outros quatro municípios: Jardim, Caracol, Figueirão e Bela Vista também terão eleições suplementares. Em Miranda e Porto Murtinho os prefeitos foram cassados, mas os candidatos que ficaram em segundo lugar assumiram. Também há previsão de novas eleições em Aquidauana.